Prefeitura Municipal de Erechim - Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de agroindústrias de produtos de origem animal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15515/servio-de-inspeo-municipal-garante-qualidade-de-produtos-de-agroindstrias-de-produtos-de-origem-animal

12/08/2021

Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de agroindústrias de produtos de origem animal

Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de agroindústrias de produtos de origem animal
Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de agroindústrias de produtos de origem animal

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar vem garantindo a qualidade de alimentos de origem animal produzidos nas indústrias, agroindústrias e supermercados de Erechim.

 

O Serviço de Inspeção Municipal possui equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), desde 2011 e com isso, regularmente é auditado por Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O referido sistema possibilita que os estabelecimentos aderidos comercializem seus produtos a nível Nacional.

 

Atualmente a equipe técnica deste serviço é composta por quatro médicos veterinários que trabalham na inspeção e fiscalização dos mais de 40 estabelecimentos registrados e um agente administrativo. O trabalho também envolve a análise de registros e rótulos, análises de fluxos de plantas operacionais, coletas de amostras de produtos e água para análises laboratoriais, verificação do cumprimento do Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e educação sanitária. Essas ações visam a qualidade final dos alimentos produzidos e consequentemente a saúde dos consumidores.

                       

Anualmente os técnicos do SIM elaboram um Plano de Trabalho, baseado em riscos, para estabelecer a frequência de vistorias de cada estabelecimento registrado. Cabe ressaltar que o referido Plano de Trabalho é avalizado pelo MAPA.

 

Durante o período de vigência do Decreto Estadual de Calamidade da Pandemia da Covid-19, os estabelecimentos registrados no SIM estão autorizados a comercializar os produtos industrializados em todo o território Estadual, porém o SIM tem trabalhado para que mais empresas erechinenses busquem a adesão ao SISBI/POA e possam expandir o comércio de produtos de origem animal para todo território Nacional.

 

“O trabalho realizado pelos técnicos do SIM é muito importante para garantir produtos de qualidade nas prateleiras”, explica o diretor do Serviço de Inspeção Municipal, Theodoro Tedesco Neto.