Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim zera fila de espera para consultas de especialistas de endocrinologia e reumatologia
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15508/erechim-zera-fila-de-espera-para-consultas-de-especialistas-de-endocrinologia-e-reumatologia

10/08/2021

Erechim zera fila de espera para consultas de especialistas de endocrinologia e reumatologia

Erechim zera fila de espera para consultas de especialistas de endocrinologia e reumatologia

Desde o início de 2021, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, vem trabalhando para zerar a demanda por consultas com médicos especialistas no município. Vale frisar que, hoje, o município já conseguiu zerar a fila de espera para consultas nas especialidades de endocrinologia e reumatologia. Ao todo eram 500 pessoas que estavam na fila de espera.

Ainda, conforme explica a secretária de Saúde, Eclesan Palhão até o final de 2020, a cidade registrava uma espera de consultas e exames para mais de 8,4 mil pessoas. Hoje, com o trabalho das equipes de saúde, em cerca de seis meses, além de dar conta das questões da Covid-19, a Secretaria de Saúde está colocando em dia a demanda reprimida de exames e consultas especializadas.

Compra de consultas de cardiologista

Buscando ampliar os serviços prestados à população na área da saúde e atender as demandas represadas de anos anteriores, a Prefeitura de Erechim, realizou o credenciamento de profissionais médicos especialistas em cardiologia para zerar a fila de espera por consulta dos últimos anos. As consultas com os especialistas iniciaram na segunda quinzena de julho.

Para isso, foram compradas pelo Poder Executivo 1,3 mil consultas especializadas. A secretária de Saúde afirmou que a Prefeitura está empenhada em oferecer uma boa saúde à população erechinense. “Esta é uma grande conquista para a nossa população que reivindica esta especialidade médica para atendimento gratuito”, destaca Eclesan.

Atendimento às necessidades prioritárias

Ainda, conforme a gestora da Saúde, o objetivo dessa administração é atender às necessidades prioritárias da população e a compra dessas consultas irá suprir algumas das necessidades da população da Capital da Amizade.

A titular da pasta de Saúde ainda explicou que desde o início do ano, a Secretaria de Saúde está empenhada para o melhor funcionamento da saúde pública no município, pois foram encontradas inúmeras listas de espera para exames e consultas.

“Estamos avançando a cada dia, sabemos dos desafios que é a saúde pública e, através de uma equipe coesa, unida e determinada, estamos colocando as demandas em dia para um melhor atendimento, com segurança e conforto aos pacientes”, afirma Eclesan Palhão.

Veja outras demandas da saúde que vem sendo atendidas

·         Está em processo o credenciamento de Oftalmologia – Previsão final de agosto  – 1,5 mil consultas.

·         Parceria com a URI – 880 consultas de várias especialidades já realizadas.

·         Consultas com Especialista em Dermatologista – Haviam 330 pessoas na fila de espera, sendo que já foram atendidas 300.

·         Nutricionista - 2.431 atendimentos de janeiro a julho deste ano nas UBS.

·         Mutirão parceria com filantropia com o Hospital Caridade – Cirurgias pediátricas na fila de espera com mais de 80 crianças – mais de 50  já foram realizadas

·         Contratação de três profissionais de psiquiatria.

·         Implementação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT).

·         Mudança do CAPS AD para uma estrutura mais adequada.

·         Criação da Central de Vacinação.

·         Vacinas – até às 14h de 11/08 – Dose 1 – 67.103 pessoas – 79,45% da população - Dose 2 – 31.288 pessoas – 36,60%

·         Ações de combate a dengue, como recolhimento de mais de 420 pneus. Dedetização por meio de fumacê e campanhas de conscientização e orientação e recolhimento de 300 caminhões e 100 caçanbas entulhos de lixo.

·         Credenciamento de mais 7 novas Equipes de Atenção Primária e 5 novas Equipes de Estratégia da Saúde da Família.

·         Processo de remapeamento territorial com nova distribuição populacional entre as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Atenção Primaria nas UBS.