Prefeitura Municipal de Erechim - Equipes intensificam Ronda Solidária devido ao frio
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15458/equipes-intensificam-ronda-solidria-devido-ao-frio

29/07/2021

Equipes intensificam Ronda Solidária devido ao frio

As equipes da Secretaria de Assistência Social, do Abrigo Cidadão, da Defesa Civil e da Força Voluntária Alto Uruguai vem intensificando desde o início da semana as ações da ‘Ronda Solidária’, devido as baixas temperaturas que vem sido atingidas nesta semana.

 

Algumas ações especificas vem sendo realizadas, como desde segunda-feira (26), um plantão da Central de Doações para receber e para quem precisa retirar agasalhos e cobertores, na Av. Salgado Filho, 227 das 8h às 17h.

 

Desde domingo a equipe da Secretaria de Assistência Social e do Abrigo Cidadão estão realizando a 'Abordagem Social', para pessoas em situação de rua, em pontos da cidade já conhecidos. Essa ação acontece duas vezes por semana, mas devido ao frio, está acontecendo todas noites nesta semana. Nessa abordagem, as pessoas são convidadas a irem para o abrigo que dispõe de 26 acomodações, podendo ser ampliado conforme a demanda. O município também mantém convênio com um hotel para casos extremos de necessidade. Conforme explica a diretora Técnica Social da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Rodrigues, muitas pessoas optam por não ir para o Abrigo Cidadão. “As pessoas abordadas na rua que optam por continuar onde estão, recebem cobertores, agasalhos e comida. Já a pessoa que vai para o Abrigo Cidadão, recebe cama aconchegante, banho quente, alimentação e cuidado”, pontua.

 

Na noite de quarta-feira (28), a busca ativa nas ruas foi das 19h à meia-noite. Além disso, a Defesa Civil e a Força Voluntária do Alto Uruguai realizaram mais um 'Sopão Solidário', como já aconteceu em outras noites mais frias deste ano. Esses alimentos são distribuídos para pessoas em situação de rua, durante a noite, com apoio da equipe da 'Abordagem Social'.

 

Na terça-feira (27), as equipes da Defesa Civil e a Força Voluntária do Alto Uruguai deram apoio à Prefeitura de Getúlio Vargas para atendimento aos atingidos por um temporal de granizo e também encaminhou donativos para Prefeitura de Erebango. Até o fim desta semana, parte das doações recebidas na ação das Forças de Segurança do último sábado (24), serão entregues a Defesa Civil do Estado para apoio em locais atingidos por temporais ou que precisam devido ao frio.

 

“A Defesa Civil e a Força Voluntária são sempre parceiros para ajudar e dar apoio a ações e a população, seja para organizar uma fila de vacinação, atender algum desastre natural ou uma situação de vulnerabilidade”, explica o coordenador de Segurança e Defesa Civil, Ronaldo Manica.

 

Se a população ver alguém em situação de risco por causa do frio, pode avisar no (54) 3520-7049.