Prefeitura Municipal de Erechim - Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font é homenageado pelos 40 anos em Sessão Especial
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15373/arquivo-histrico-juarez-miguel-illa-font--homenageado-pelos-40-anos-em-sesso-especial

05/07/2021

Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font é homenageado pelos 40 anos em Sessão Especial

O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font foi homenageado pelos 40 anos, no início da tarde desta segunda-feira (5), em uma Sessão Especial da Câmara de Vereadores.

 

A sessão foi conduzida pelo presidente em exercício do Legislativo, Juares Bernardi e foi acompanhada pelo vice-prefeito Flávio Tirello, pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, pelo coordenador do Arquivo Histórico, Henrique Trizoto, pelo presidente da Comissão Pró-Cultura, vereador André Jucoski e demais parlamentares.

 

O espaço criado Lei 1.717 de 1980, que completou 40 anos no dia 18 de novembro de 2020, teve os espaços restruturados recentemente. O Arquivo Histórico Municipal conta com um acervo de mais de sete mil fotos catalogadas e digitais e acervo permanente com diversos documentos.

 

O presidente da Comissão Pró-Cultura, vereador André Jucoski foi o proponente da homenagem ao Arquivo Histórico e destacou a importância do espaço. “Os arquivos municipais são importantes fontes de informação que contribuem para boa governança do município, permitindo atender sobretudo questões relacionadas a cidadania, administração, economia e justiça”, explica.

 

O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font foi neste ano reconhecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), como entidade custodiadora de acervos e de arquivos, com missão de resgatar, preservar a memória e acervos e também um espaço não formal de educação e ponto de encontro de grupos de pesquisa, produtores culturais, pesquisadores e pessoas curiosas as temáticas do município. “É um espaço de pesquisa, construção de saberes e formação de sociabilidades”, pontua o coordenador, Henrique Trizoto.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves falou da diretriz central em salientar o aspecto referencial como marco cultural do município. “Precisamos entender que cultura no nosso país não só praticas artisticas, mas as práticas sociais, encontros, fazeres e saberes também são elementos de constituição cultural e de política pública”, finaliza.

 

Assista a transmissão da Sessão Especial feita pela TV Câmara e retransmitida no Facebook e Youtube da Prefeitura de Erechim.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores