Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Educação realiza formação de professores
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15340/secretaria-de-educao-realiza-formao-de-professores

22/06/2021

Secretaria de Educação realiza formação de professores

A Secretaria de Educação de Erechim deu início na última quinta-feira (17), as formações para os professores do Sistema Municipal de Ensino, com a participação de mais de 500 docentes. Neste primeiro encontro, realizado de forma remota, o diálogo foi sobre Docência na Educação Infantil e os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular. A Coordenadora da Divisão de Educação Infantil, Andressa Confortin, deu as boas-vindas e agradeceu o trabalho realizado no dia a dia das escolas municipais, no atendimento dos bebês e das crianças. “Realizamos um trabalho fundamental nas escolas, em especial neste momento mais delicado da pandemia, onde precisamos ter mais cuidados, mantendo a educação de forma continuada”, pontua.

 

A formação contou com a parceria da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), tendo como ministrante a professora Flávia Burdzinski de Souza, que conduziu o momento trazendo elementos pontuais sobre a docência na Educação Infantil, organização dos espaços, percepções e concepções de infância e de criança, (re)pensando o cotidiano da Educação Infantil.

 

A pasta vai dar sequência as formações, envolvendo todos os níveis de ensino. De acordo com o diretor Pedagógico, Fabrício Brustolin, é necessário aliar a teoria com a prática, apresentando a base científica e dando suporte prático e pedagógico que contribuirá para o trabalho dos professores. “Esses encontros são valiosíssimos, aproximando os pressupostos teóricos e a prática pedagógica”, explica. Segundo Brustolin, as Formações contribuem para os avanços na carreira de cada professor, onde por meio de certificação poderão comprovar carga horária em cursos de aperfeiçoamento vinculados à sua área de atuação.

 

A Secretaria de Educação busca constantemente manter diálogo e contato permanente com as às Instituições de Ensino Superior de Erechim, como UFFS, URI, IFRS, e desta forma, contribuir para o desenvolvimento das pessoas que fazem parte do processo educacional do município.

 

“Realizar eventos como este é fundamental para a formação do professor a qual, refletirá ações diretamente com os estudantes. A parceria com as Instituições de Ensino Superior é essencial neste processo”, finaliza a secretária de Educação, Verenice Lipsch.