Prefeitura Municipal de Erechim - No Dia Nacional da Botânica a Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância do Horto Florestal Municipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15115/no-dia-nacional-da-botnica-a-secretaria-de-meio-ambiente-destaca-a-importncia-do-horto-florestal-municipal

16/04/2021

No Dia Nacional da Botânica a Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância do Horto Florestal Municipal

No Dia Nacional da Botânica a Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância do Horto Florestal Municipal

No dia 17 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Botânica. Instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147 de 1994, a data homenageia o naturalista alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius, responsável pela coleta de milhares de espécies da flora brasileira, que foram, posteriormente, catalogadas e descritas na obra Flora Brasiliensis.

 No Dia Nacional da Botânica, a Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância do Horto Florestal do município, que possui uma estrutura de quatro servidores, visando a produção para arborização de espaços públicos com mudas de tamanho padrão de 1,20m, conforme Plano de Arborização Urbana. No Horto Florestal, também existe a produção de espécies ornamentais para ajardinamento dos espaços públicos, especialmente flores de estação.

A área de 47,29 hectares está situada na zona rural do município de Erechim, próximo a BR 135. Caracteriza-se por ser um fragmento de vegetação arbórea, inserido em uma matriz agrícola. Parte da área total do Horto Florestal é composta por vegetação florestal nativa, caracterizada como zona de transição entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Estacional, onde se encontram grande diversidade de espécies de fauna e flora da região.

A arborização das vias públicas (passeios, canteiros centrais, praças, parques) é de responsabilidade exclusiva da Secretaria de Meio Ambiente, e é realizado de forma gratuita. Para solicitar o plantio, basta entrar em contato com a pasta responsável pelo telefone 3520-7007.