Prefeitura Municipal de Erechim - Lixeiras públicas são exclusivas para uso de pedestres
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15099/lixeiras-pblicas-so-exclusivas-para-uso-de-pedestres

12/04/2021

Lixeiras públicas são exclusivas para uso de pedestres

Lixeiras públicas são exclusivas para uso de pedestres

A Secretaria de Meio Ambiente alerta os moradores de Erechim sobre a utilização correta das lixeiras públicas dispostas em canteiros e passeios públicos do município. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, as lixeiras que encontram-se nos passeios e canteiros centrais são exclusivamente para os pedestres, não devendo ser utilizadas pelo comércio e população colocar seu lixo seco e orgânico.

“O comércio e a população devem ter sua própria lixeira, admitindo-se que coloque o lixo devidamente separado no passeio, em frente ao seu estabelecimento, desde que 1 hora antes da coleta”, explica o secretário.

A utilização das lixeiras públicas para armazenamento de resíduos do comércio ou de residências tem contribuído para o desgaste das mesmas, devido ao peso do lixo que elas tem acondicionado. “Com a colocação de lixos residenciais, por exemplo, nestas lixeiras, elas acabam estragando, por muitas vezes quebrando, o que gera a substituição e gasto do Poder Público para substituí-las, o que poderia ser evitado se todos tivessem consciência sobre a importância do descarte correto do lixo”, esclarece Cristiano.

Monitoramento

Neste primeiro momento, a Secretaria de Meio Ambiente estará monitorando e orientando diversos estabelecimentos e residências da cidade a fim de evitar o descarte irregular de lixo. Após essa etapa, persistindo o descarte irregular, a pasta do Meio Ambiente irá emitir uma autuação, com multa no valor de 320 URMs (R$ 1.427,20), além do reparo ao dano causado à lixeira.

Vale destacar ainda que, em alguns pontos das avenidas centrais foram detectados o descarte irregular de lâmpadas fluorescentes que causam um enorme prejuízo ao meio ambiente.

“Desde que assumimos a pasta do Meio Ambiente estamos fazendo um levantamento das lixeiras com danos para posterior substituição. Hoje, aproximadamente 30 lixeiras estão estragadas sendo indispensável a sua substituição, o que deve ocorrer nos próximos 15 dias”, conclui o secretário.