Prefeitura Municipal de Erechim - Estado anuncia suspensão da cogestão
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14963/estado-anuncia-suspenso-da-cogesto

25/02/2021

Estado anuncia suspensão da cogestão

Estado anuncia suspensão da cogestão

Em videoconferência com os presidentes das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (25), o governador Eduardo Leite informou que o executivo gaúcho, diante do cenário de agravamento da pandemia do novo coronavírus, que tem recorde de óbitos e de ocupação de leitos de UTI (índice de 91,4%), decidiu suspender a possibilidade de cogestão em âmbito estadual a partir de sábado, 27, até domingo, 7 de março.

 

Apresentando números alarmantes, Leite e equipes da secretaria da Saúde  justificaram a decisão, explicando que, caso não se contenha imediatamente a propagação do vírus, o RS poderia, pela projeção dos órgãos técnicos, saltar dos atuais 12.029 óbitos pela doença a 15 mil até o dia 15 de março.

 

A secretaria de Saúde também informou que o Estado acionou o último nível de plano emergencial e hospitais devem utilizar todos os espaços para atender casos de Covid-19. Além da suspensão imediata das cirurgias eletivas (com exceção das cirurgias de urgência ou que representem risco para o paciente), deverão ser instalados leitos emergenciais em salas de recuperação e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) intermediárias. Junto à ocupação dessas áreas a serem disponibilizadas, deverão também ser acionadas as equipes técnicas desses setores, especialmente as equipes médicas e de enfermagem.

 

O encontro virtual contou, ainda, com a participação do procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, que sugeriu que se a decisão de suspender a cogestão não fosse adotada pelo executivo, a situação poderia parar no judiciário.

 

AMAU define próximos passos

 

Tão logo a reunião com Eduardo Leite chegou ao fim, a direção da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), realizou assembleia ordinária, também por meio virtual, liderada pelo presidente da associação e prefeito de Erechim, Paulo Polis, que comunicou aos colegas prefeitos a decisão do governador. “Nessa semana, fizemos um esforço para aprovarmos nosso plano de cogestão junto ao comitê estadual, tentando preservar vidas e a economia – o que será importante no futuro, tenho certeza. No entanto, com a decisão do governador pela suspensão do sistema, devemos reforçar ações de prevenção, sensibilizando a população quanto aos cuidados necessários e cumprimento dos protocolos; assistência, com o aumento de leitos de UTI nos hospitais Santa Terezinha e Caridade; e fiscalização, em parceria com órgãos de segurança e entidades", explicou.

 

O colegiado também destacou a importância de pressionar o governo federal para a aceleração na liberação de novas vacinas. Na manhã desta sexta-feira (26), o Comitê de Atenção ao Coronavírus da AMAU também realiza reunião extraordinária para definir ações.

 

Saiba mais

 

A suspensão da cogestão obrigará a R16 e as demais regiões do RS a acolher, sem chance de afrouxamento, a classificação de bandeira a ser revelada nesta sexta-feira (26), pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. Hoje, a R16 está em bandeira preta, considerando, entre outros itens, o número de casos ativos, taxa de ocupação hospitalar e a velocidade de propagação do vírus.

 

Foto: Governo do RS