Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura esclarece sobre a situação da Covid-19 em coletiva de imprensa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14934/prefeitura-esclarece-sobre-a-situao-da-covid-19-em-coletiva-de-imprensa

19/02/2021

Prefeitura esclarece sobre a situação da Covid-19 em coletiva de imprensa

Prefeitura esclarece sobre a situação da Covid-19 em coletiva de imprensa

Na tarde de sexta-feira (19) o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, o diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Rafael Ayub, o coordenador do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Jackson Arpini, o superintendente geral do Hospital de Caridade (HC), Claudiomiro Carus e o coordenador Regional da Saúde da 11ª CRS, Fábio Fantin participaram de coletiva de imprensa no Plenário da Câmara de Vereadores. Em pauta, a situação da Covid-19 em Erechim.

A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube da TV Câmara, bem como pelo facebook da Prefeitura de Erechim. Os veículos de comunicação puderam enviar um representante para participação no local, sendo que os demais integrantes das redações da imprensa, acompanharam de forma virtual para garantir que todas as medidas, como o distanciamento, uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel fossem cumpridas.

Conforme o prefeito Paulo Polis o município está em uma situação delicada, já que cidades vizinhas como Chapecó, Passo Fundo e Nonai entraram em colapso em seus sistemas de saúde. “Nós temos que enfrentar essa pandemia unidos e com a ajuda de toda a comunidade para que se possa sair dessa situação com o mínimo de dano possível”, disse o prefeito, lembrando que em Erechim 75 pessoas já vieram a óbito em decorrência da doença desde o início da pandemia.

Para o chefe do executivo é de extrema importância falar com a sociedade e isso só se dá através dos veículos de comunicação. “A imprensa desempenha um papel imprescindível na prevenção e combate à Covid levando a informação correta, orientando as pessoas sobre os cuidados com a doença. Sem dúvida precisamos e muito da parceria de todos os veículos de comunicação para reforçar a consciência de que devemos continuar nos cuidando e cuidando dos nossos através do distanciamento, do uso de máscara, da higienização das mãos e do uso do álcool em gel”, afirmou Paulo Polis.

Segundo as chefias dos dois hospitais presentes, hoje o que preocupa não é a estrutura, mas sim as equipes desgastadas e extremamente sobrecarregadas, bem como a falta de médicos intensivistas para atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Vale destacar que essa prerrogativa não é exclusividade de Erechim, mas de todo um país, que vê em suas equipes médicas da ala de frente de combate à Covid-19 uma estafa realmente preocupante. Ainda, o que alarma mais a situação é o rápido agravamento dos casos que são internados nas unidades clínicas de Covid, que logo já precisam ser transferidos para as UTI’s com intubação.

Sobre a vacinação, os profissionais da saúde esclareceram novamente que a vacina é sinal de esperança, mas não de cura. O processo de vacinação iniciado em 19 de janeiro deste ano deu uma falsa sensação de proteção no município. Para se ter uma ideia do quadro, Erechim tem mais de 100 mil habitantes, destes, cerca de 16 mil pessoas no grupo prioritário. Em relação ao quantitativo, Erechim recebeu somente 4.324 doses para a primeira aplicação, onde foram vacinadas 4.204 pessoas. De segunda dose o município recebeu 1.274 vacinas, onde 300 pessoas foram imunizadas. Hoje Erechim segue vacinando os idosos acima de 85 anos e aguarda uma nova remessa para dar continuidade a vacinação de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

 

Para assistir a coletiva de imprensa na íntegra clique aqui.