Prefeitura Municipal de Erechim - Famílias de Erechim têm importante suporte na Secretaria de Assistência Social
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/14760/famlias-de-erechim-tm-importante-suporte-na-secretaria-de-assistncia-social

26/11/2020

Famílias de Erechim têm importante suporte na Secretaria de Assistência Social

Famílias de Erechim têm importante suporte na Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social de Erechim se mantém atuante em todas as frentes que compreendem seu serviço, disponibilizando equipes e profissionais qualificados. No leque de atuação, o Cadastro Único (CAD) se destaca quanto ao suporte às famílias de baixa renda do Município. Atualmente são 7.151 famílias cadastradas, totalizando 17.492 pessoas que podem ter acesso aos programas nas três esferas de governo, de acordo com a base cadastral de outubro de 2020. A taxa de atualização cadastral de 81,08% mostra que o Município está bem focalizado e atualizado.

De janeiro de 2019 até outubro deste ano, o CAD de Erechim prestou 11.100 atendimentos à população. A procura se dá, em sua maior parte, pelos benefícios do Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social da Água, Carteirinha do Idoso e Identidade Jovem. Neste ano, devido à Pandemia Covid-19, o Cadastro Único também serviu de base para a concessão do Auxílio Emergencial.

No Município, aproximadamente 13.248 pessoas solicitaram este auxílio, sendo 3.351 selecionados pelo CAD, 8.666 selecionados por cadastro no aplicativo e 1.231 selecionados pelo Programa Bolsa Família, de acordo com os dados de maio/2020. Ainda, o Cadastro Único é utilizado para a concessão e manutenção do BPC – Benefício de Prestação Continuada. Em Erechim 1.503 pessoas recebem este auxilio e necessitam ter o cadastro atualizado anualmente.

 

Cadastro Único

O Cadastro Único é a base de dados do Governo Federal onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda, domiciliadas no território brasileiro. Atualmente, as famílias de baixa renda são aquelas que possuem renda mensal de até meio salário mínimo. Pode fazer parte do CAD qualquer família com renda familiar total de até 3 salários mínimos.

O Cadastro Único – CAD tem atendimento descentralizado com gestão feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e cadastradores em cada CRAS localizado no Município. As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida de famílias necessitadas.