Você está em: Home / Notícias / CRAS e CREAS na execução da política de Assistência Social

01 de Junho de 2020

CRAS e CREAS na execução da política de Assistência Social

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, voltada para atender a população que mais necessita, possui extensões de extrema importância no que se refere a Centros de Referência e Abrigo Cidadão.

Para tanto, conta com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), serviço público e porta de entrada para a população nos serviços de assistência social que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e proteção às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade social.

O CRAS realiza atendimento de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o SCFV, que é um serviço de atendimento realizado através de grupos e oficinas para crianças, adolescentes e idosos com dificuldade de relacionamento buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), é um serviço de atendimento às famílias, nas suas necessidades através de acompanhamento em grupo ou individualizado por meio de uma equipe técnica qualificada para acolher a todos que buscam o serviço.

Erechim possui o CRAS I – Progresso (Praça do CEU), CRAS II – Linho (Rua Zero Hora, 169) e o CRAS III – Presidente Vargas (ao lado da UBS).

Também conta com o trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social que constitui um serviço público de prestação de serviço especializado para indivíduos e famílias que se encontram em situação de violação de seus direitos, como a negligência ou abandono, afastamento do convívio familiar, violência física/psicológica, violência sexual: abuso ou exploração, situação de rua, vivência de trabalho infantil, discriminação (raça ou sexo), cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. O CREAS se encontra na Rua Dra. Ivone Mársico, 77, bairro Fátima.

Por fim, possui o Abrigo Cidadão, que é uma casa de acolhimento temporária para pessoas em trânsito em situação de vulnerabilidade social e desabrigo por abandono. O mesmo fica localizado na Rua Andradas, 157, centro.