Você está em: Home / Notícias / Secretaria da Agricultura proporciona curso de Capacitação de Boas Práticas

AGRICULTURA
10 de Fevereiro de 2020

Secretaria da Agricultura proporciona curso de Capacitação de Boas Práticas

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar – Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está proporcionando entes os dias 10, 11 e 12, no Salão Branco do estádio do Ypiranga Futebol Clube, o Curso de Capacitação de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

O mesmo é direcionado para os técnicos do serviço de Inspeção Municipal de Erechim e os responsáveis técnicos dos estabelecimentos registrados neste serviço.

Como palestrante a médica veterinária Suzane da Silva Bittencourt, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-graduação em especialização em Produção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal pela mesma universidade, além de vasto currículo na área de atuação.

Antes da abertura dos trabalhos, o secretário de Agricultura Altemir Barp destacou a importância da vinda de Suzane para o município de Erechim, momento em que se busca aprimorar o conhecimento da equipe de funcionários da Pasta como o púbico alvo do curso.

“É importante proporcionar a vinda de temas e palestrantes de grande conhecimento para que possamos qualificar ainda mais os nossos profissionais. Temos uma equipe coesa que fala a mesma linguagem, daí a importância de treinarmos o máximo as pessoas para o aprendizado”, pontua o secretário.

Em sua manifestação a palestrante ressaltou que o município de Erechim é uma das melhores referências em SISBI (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). São 21 horas de aula e de muito conhecimento sobre do tema.

Entre os objetivos do curso está o de compreender as boas práticas de manipulação, processamento e os padrões de procedimentos operacionais de sanatização, dominar conceitos de BPF como ferramenta de inspeção sanitária, higiênica e industrial dos produtos de origem animal e desenvolver rotinas de verificação oficial.

Princípios gerais de higiene dos alimentos seguem a cadeia alimentar desde a produção primária até o consumidor final, estabelecendo as condições de higiene necessárias para produzir alimentos inócuos e aptos para o consumo. “Alimento seguro é aquele que não oferece perigos à saúde e à integridade do consumidor”, finaliza a palestrante.