Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Paiol Grande desenvolve Projeto de Leitura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13891/escola-paiol-grande-desenvolve-projeto-de-leitura

01/10/2019

Escola Paiol Grande desenvolve Projeto de Leitura



Com o intuito de unir toda a escola para compartilhar experiências do universo da leitura em sala de aula e fora dela, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande desenvolve no decorrer do ano, o Projeto de Leitura.

O mesmo tem por objetivo despertar habilidades e competências relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo na formação de princípios e valores para a construção da cidadania.

As ações acontecem uma vez por semana. Os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano recebem o carrinho de leitura na sala de aula. As crianças realizam um momento de interação com os livros e fazem a leitura dos mesmos. Para que todas as salas sejam privilegiadas, a Coordenação Pedagógica estipulou horários através de um cronograma.

Após a leitura de livros, notícias, textos, quadrinhos e portadores textuais, os professores e estudantes realizam a memória das mesmas através de um registro no caderno de produção textual. Já os estudantes de 6º ao 9º ano tem semanalmente um período de leitura em sala de aula, realizada de forma simultânea em todas as turmas, através de caixas, as quais contém os diferentes textos e portadores textuais. Os estudantes realizam também, em casa, leituras básicas de livros literários, retirados quinzenalmente da biblioteca escolar. Após essas leituras são providenciados o registro ou a oralidade das mesmas como forma de compartilhamento com os demais colegas.