Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Vida e Saúde aborda o Setembro Amarelo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13884/programa-vida-e-sade-aborda-o-setembro-amarelo

30/09/2019

Programa Vida e Saúde aborda o Setembro Amarelo

Programa Vida e Saúde aborda o Setembro Amarelo



O Programa Vida e Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou recentemente uma atividade sobre o Setembro Amarelo com os usuários do Caps II Renascer.

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio.


“É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, a campanha pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre meios de prevenir e conscientizar a população sobre o suicídio”, destacam as coordenadoras.


Neste sentido os alunos do curso de Nutrição da URI, que realizam estágio curricular de Nutrição em Saúde Coletiva na Secretaria Municipal de Saúde, com supervisão das professoras nutricionistas Roseana Baggio Spinelli e Cleusa de Vargas, abordaram sobre os alimentos e nutrientes que são benéficos para a saúde mental.


Durante a palestra sobre os alimentos na prevenção de doenças mentais, foi abordado sobre mitos e verdades do suicídio, comportamentos que devem ser observados e os alimentos que fornecem benefícios ao cérebro.