Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Arborização mais Segura - Parceria RGE e município de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13791/projeto-arborizao-mais-segura---parceria-rge-e-municpio-de-erechim

29/08/2019

Projeto Arborização mais Segura - Parceria RGE e município de Erechim

Projeto Arborização mais Segura - Parceria RGE e município de Erechim
Projeto Arborização mais Segura - Parceria RGE e município de Erechim



A RGE começará a executar uma série de ações em Erechim, as quais fazem parte das contrapartidas da empresa junto ao município. A definição dessas ações foi de comum acordo com a Prefeitura, sendo que algumas já estão tendo início nesta semana.


Entre as principais melhorias a serem feitas pela RGE estão o cercamento da área verde localizada no Bairro Zimmer; o plantio de mudas de árvores em locais e quantidades a serem estabelecidos pela Secretaria do Meio Ambiente; e palestra RGE do Guardião da Vida para os servidores da Secretaria do Meio Ambiente.


Essas medidas, especialmente o plantio de mudas, fazem parte do convênio de compensação ambiental entre a concessionária e o município de Erechim, como forma de recompor a vegetação que é suprimida para possibilitar melhorias na rede de distribuição de energia elétrica, bem como garantir a segurança do sistema.


Todo o processo de plantio se dá através do Projeto Arborização + Segura, que promove mais segurança à população por meio do plantio de espécies que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como as redes de água, esgoto, telefonia, calçamentos, iluminação pública, entre outros.


O Secretário do Meio ambiente Cláudio da Silveira, disse que todas as novas mudas a serem plantadas são de espécies e porte adequado para cada local da cidade, conforme definição e orientação da Secretaria, com base em critérios técnicos ambientais, de segurança e interferência recorrente na rede elétrica, respeitando sempre as estruturas urbanas e os espaços disponíveis e adequados ao pleno crescimento das árvores.


A interferência de vegetais na rede elétrica é a causa de 2/3 das interrupções de energia na área de concessão da RGE. Principalmente em dias de vento, mesmo com as podas preventivas realizadas, galhos e árvores avançam sobre as redes ocasionando curto-circuito e causando a interrupção.