Prefeitura Municipal de Erechim - CEJA Erechim oferta imersão da língua portuguesa para estrangeiros
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13734/ceja-erechim-oferta-imerso-da-lngua-portuguesa-para-estrangeiros

12/08/2019

CEJA Erechim oferta imersão da língua portuguesa para estrangeiros

CEJA Erechim oferta imersão da língua portuguesa para estrangeiros



Desde 2010 o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) dá a oportunidade para estudantes concluírem o Ensino Fundamental, atendendo os em distorção idade-ano e que pararam de estudar ao longo de suas vidas.
 
Em 2014 surgiu a demanda de imigrantes do Senegal, Haiti e Gana que necessitavam aprender a Língua Portuguesa para poder ter condições de comunicação na nossa cidade.

A chegada dos imigrantes transformou-se em uma situação única, desencadeando muitos desafios para a sociedade. A busca constante por uma vida melhor e por mais oportunidades de crescimento é o que motiva a maioria das pessoas que deixam seus países e aventuram-se a essa mudança brusca de cultura e tradição.

A convivência com os estudantes de países diferentes possibilita que ocorra um diálogo sobre suas experiências anteriores. De acordo com Magda Ampessan Schneider do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, “os imigrantes vindos do Haiti e do Senegal buscam a escola com diferentes objetivos, entre eles convivência, acolhimento, entendimento da realidade brasileira e ajuda para conseguir trabalho, porém o que salientamos é a aprendizagem da Língua Portuguesa”.

Também existe a necessidade de ouvir os seus relatos, das experiências vividas em nossa cidade e que muitas vezes remetem-se à auxiliá-los na resolução de problemas do cotidiano, como saber se locomover entre os bairros ou procurar um atendimento médico ou odontológico, melhores condições no acesso a emprego, renda, saúde, educação e demais serviços prestados à qualquer cidadão.

“A concretização desta ação pedagógica só foi possível graças a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e a FAE, onde a Faculdade disponibiliza o espaço para que as aulas aconteçam e a SMEd, sob orientação Administrativa e Pedagógica do Centro Municipal de Educação de Erechim (CEJA), proporciona o profissional de educação para ministrar as aulas de Língua Portuguesa”, pontua.

As aulas são ministradas de segunda a quarta-feira, no horário de 18h45min as 22h. Para participar é necessário realizar a matrícula junto ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos situado na Rua Henrique Dias, sem número, apresentando documentos de identificação (CPF), foto e comprovante de residência.