Prefeitura Municipal de Erechim - Sarau Literário da Escola Luiz Badalotti incentiva a leitura e a construção de poemas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13663/sarau-literrio-da-escola-luiz-badalotti-incentiva-a-leitura-e-a-construo-de-poemas

16/07/2019

Sarau Literário da Escola Luiz Badalotti incentiva a leitura e a construção de poemas


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti realizou, na manhã desta terça-feira, 16, no ginásio de esportes, o 1º Concurso de Produção e Declamação de Poemas – Sarau Luiz Badalotti, com a participação de estudantes do quinto ao nono ano, num total de 74 poemas inscritos.


Uma iniciativa do educandário que faz parte da Primeira Etapa Escolar e, posteriormente estará participando da Segunda Etapa no Centro Cultural 25 de Julho com todas as escolas municipais. No final, todos os poemas farão parte de um livro editado pela Secretaria Municipal de Educação.


Antes da realização do evento, numa parceria com todos os professores, os estudantes tiveram uma orientação desde o início do ano, momento em que trabalharam com declamação, desenhos e a construção de poemas a partir de textos poéticos ensinados pelas professoras da Educação Básica e do Ensino Fundamental.


A direção do educandário, como de outras escolas incentivaram a realização do evento que acabou vindo ao encontro da proposta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, de estimular o estudo e a construção de poemas nas instituições educacionais da rede.


Guilherme Mendel, professor e poeta, autor de livros que foram trabalhados pelos estudantes, destacou que este é um momento de festejar a poesia, que está tão ausente na sociedade atual. Parafraseando o escritor José Cândido de Carvalho, destacou que “um dia não vai haver mais azul, não vai haver mais pássaros e rosas. Vão trocar o sabiá pelo computador. Estou certo que esse monstro feito de mil astúcias e mil ferrinhos, não leva em consideração o canto do galo nem o brotar das madrugadas. Um mundo assim [...] não está mais em conta de Deus. Já está agindo por conta própria”.


Na manifestação da Secretária Municipal de Educação, Vanir Bombardelli, durante abertura do evento, falar em poemas é falar de sonhos e colocá-los no papel. “Admiro quem consegue buscar as palavras. Em um mundo de tanta comunicação, tão digitalizado, vocês estão, neste dia, alimentando o coração através da poesia. Vamos ouvir mais com o coração. Só escreve bem quem lê bastante”.