Prefeitura Municipal de Erechim - Festa di Bacco - Mais de 15 toneladas de uva vendidas na abertura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1332/festa-di-bacco---mais-de-15-toneladas-de-uva-vendidas-na-abertura

24/01/2008

Festa di Bacco - Mais de 15 toneladas de uva vendidas na abertura

Festa di Bacco - Mais de 15 toneladas de uva vendidas na abertura

Festa di Bacco - Mais de 15 toneladas de uva vendidas na abertura
    A comercialização dos produtos oferecidos na Festa di Bacco 2008 teve início no final de semana, nas estruturas montadas no Seminário Nossa Senhora de Fátima. De acordo com relatório fornecido pelo médico veterinário Valmor Gasperin, integrante da Comissão da Uva, o volume de venda superou as 20 toneladas de alimentos variados.
    Uva: 18.650 kg
    Vinho doce 3.240 litros
    Vinho seco: 170 litros
    Suco de uva: 180 litros
    Salame: 420 kg
    Queijo: 350 kg
    Pães: 250 unidades
    Bolacha: 480 pacotes
    Cuca: 580 unidades
    Doces: 530 kg
    Artesanato: R$1.270,00

Resultado
    O crescimento da Festa da Uva de Erechim a cada edição que passa, tem um significado muito especial, garante o secretário de Cultura Esporte e Turismo, Elídio José Cervo. Precedendo o sucesso desse empreedimento criado em 2001, como apoio do governo municipal, vem o envolvimento das partes que formam a base de sustentação: os produtores de uva e vinho, objetivo maior da proposta, a solidariedade - que permitiu que fossem integrados outros setores (massas, embutidos, lácteos, artesanato e doces), mostra claramente a existência de objetivos comuns e o principal deles é fortalecer a pequena empresa rural familiar. Esse propósito, somado a participação das organizações de empresários e trabalhadores do meio rural, mais o apoio do poder público, e os patrocinadores, permitiram que a iniciativa saltasse de um pequeno negócio, montado no meio da rua, para uma grande festa que hoje também se consagra como fonte de turismo rural. Organizações como os colecionadores de carros antigos, motoqueiros trilheiros, e os cavalarianos, vôo livre e outros, que percorrem o Vale dos Parreiras durante a colheita da uva, hoje estão integrados na Festa di Bacco.

Integração
    Representando o prefeito Eloi Zanella na abertura da Festa di Bacco realizada no sábado (19), Elídio Cervo fez sentir o processo de união que existe desde o primeiro momento. Ele direcionou os agradecimentos para as lideranças de outros setores produtivos do município que foram prestigiar o evento e conhecer de perto o que acontece na festa da uva. Enalteceu os produtores que na visão dele são as personalidades que fazem à história e a festa acontecer; a Comissão da Uva, os representantes da etnia italiana; Gillé, Stela Alpina, Avanti; a direção da Sutraf Alto Uruguai, a Emater-Ascar/RS, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Corte da Festa di Bacco, o Poder Legislativo Municipal por ter sido sempre um parceiro das iniciativas do Governo Municipal, Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, a 19ª Região Tradicionalista. Por fim destacou a participação do padre Bolzan administrador do Seminário Nossa Senhora de Fátima e responsável pelo ofício da Missa da Festa di Bacco ao longo dos anos.

Planejamento
    Na avaliação do secretário Elídio o que se vê na festa da uva de Erechim é um caso ímpar de organização coletiva, com a participação de todos no planejamento. “Estudamos nos bancos escolares que o importante no sucesso de um empreendimento é a participação de todos no planejamento. Planejamos juntos com os empresários de uva e vinho e com os artistas do artesanato rural tudo que será executado durante o período”. Planejamento, execução e resultado são os pilares de uma iniciativa de sucesso, acrescenta. O resultado disso é dinheiro nas mãos dos produtores e a oferta de produtos sustentáveis e saudáveis à disposição do consumidor. “Agradeço a Deus por todos os que ajudaram na construção da festa da uva de Erechim e vamos festejar neste santuário de Erechim, celebrando a vida, celebrando aquilo que é mais importante em cada um de nós que é a rede da amizade e dos valores fundamentais da solidariedade e da participação cidadã”.