Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim apresentou “case” no 3º Encontro de Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/133/erechim-apresentou-case-no-3-encontro-de-assessores-de-comunicao-social-dos-municpios-do-rs

11/12/2006

Erechim apresentou “case” no 3º Encontro de Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS

Erechim apresentou “case” no 3º Encontro de Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS

Erechim apresentou “case” no 3º Encontro de Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS
    O Municpio de Erechim esteve representado nos dias 07 e 08 de dezembro, no 3 Encontro de Assessores de Comunicao Social dos Municpios do Rio Grande do Sul, pela Chefe do Gabinete do Prefeito Maria Elisa Zordan Franceschi, Assessor de Impressa da Prefeitura, Jornalista Keise Terribile, Assessor de Impressa da Cmara, Jornalista Carlos Silveira e Assessor Parlamentar, Jornalista Gleison Olivo. O evento promovido pela FAMURS Federao das Associaes de Municpios do RS e CEASCOM Conselho dos Assessores Municipais de Comunicao Social, foi realizado no auditrio da entidade. Da regio da AMAU tambm estiveram presentes os representantes dos municpios de Aratiba, Leonardo Bortolotto e de Paulo Bento,

    O primeiro dia do evento foi marcado pelo lanamento de livros ligados comunicao, com sesso de autgrafos de seus respectivos autores. Entre os lanamentos da tarde, estava o "Manual Oficial de Redao dos Municpios do Rio Grande do Sul", de autoria do professor Paulo Ledur. O Manual, surgido das salas de aula da EGP FAMURS, tem por objetivo principal orientar as administraes municipais para a boa prtica das comunicaes oficiais. "Orientado pelas principais necessidades dos servidores pblicos, fui construindo este manual que tem a pretenso de ser o incio de um processo de otimizao das comunicaes dos administradores pblicos dos Municpios com seus interlocutores", destaca Ledur. Na mesma sesso tambm foi lanado "Gesto da Comunicao Na Esfera Pblica Municipal", do professor Nelson Fossati. A obra traa o cenrio da comunicao nas organizaes municipais do Estado, envolvendo questes relacionadas s funes administrativas e ao ambiente de interao social do setor pblico. A tarde teve ainda o lanamento de "Terra Adentro", do professor Pedro Osrio. As sesses de autgrafos ocorreram logo depois da abertura do evento.


    A sesso solene contou com as presenas do presidente da FAMURS, Glademir Aroldi, do presidente do CEASCOM, Luis Fernando Nunes dos Santos, do presidente da ARI, Ercy Pereira Torma, presidente da ADJORI, Miguel Luz, da presidente do Conselho Regional dos Profissionais de Relaes Pblicas (CONRERP RS/SC - 4 regio), Marta Busnello e do diretor de criao da rea de Marketing da Luz Publicidade, Mrio Eugnio da Costa.


    O primeiro painel, denominado Comunicao Integrada, reuniu o professor Pedro Osrio, Marta Busnello e o diretor de Interiorizao da Associao Riograndense de Propaganda (ARP), Alexandre Ruivo. Os convidados discutiram formas de aproximar o trabalho das Assessorias de Imprensa com as demais esferas da sociedade. Aps o encerramento deste, foram apresentados cases de comunicao das prefeituras de Esteio, Sapucaia do Sul e Lajeado, pelos responsveis por esta rea de cada Municpio.


    No segundo dia do evento, ocorreu a Assemblia Geral do CEASCOM onde foi apresentado o relatrio do primeiro ano do Conselho e tambm o plano de aes para 2007, pelo presidente Luis Fernando Nunes. Logo em seguida foram apresentados os cases das prefeituras de Erechim, Bag e So Pedro do Sul.


    O projeto Erechim Boas Notcias, composto por programas de rdio, televiso, informativos em jornais, revistas e internet, foi apresentado pela Chefe do Gabinete do Prefeito, Maria Elisa Zordan Franceschi e pelo Assessor de Impressa e Conselheiro do CEASCOM, Keise Terribile, sendo muito elogiado pelos participantes do evento, que consideraram a iniciativa, viso e apoio do Governo Municipal, fundamentais para o sucesso do projeto.


    Aps ocorreu o painel Planejamento Estratgico da Comunicao Social com o professor Nelson Fossatti, e o painel A Internet como ferramenta de Comunicao, com o prefeito de Hulha Negra, Marco Antnio Ballejo Canto; e os tcnicos da FAMURS, Alessandro Reis e Fernando Rezende.


    O evento encerrou, tendo como atrao palestra do jornalista da Rede Globo, Jos Roberto Burnier, que substituiu o tambm jornalista da Globo, Caco Barcellos, na palestra de sexta-feira,  no 3 Encontro dos Assessores de Comunicao Social dos Municpios do RS. H 23 anos na Globo, Burnier atua como reprter, onde j foi editor-chefe, mediador de debates, ncora de telejornal e correspondente da emissora em Buenos Aires e Paris. Os Desafios e Tendncias da Comunicao foi o tema da palestra do jornalista que falou, tambm, sobre sua trajetria profissional, os vrios pontos de vista de uma notcia e o papel social do jornalismo. Confirmado at a ltima quarta-feira para o evento, o jornalista Caco Barcellos informou a FAMURS sua impossibilidade de participar em razo de gravaes para um programa de final de ano que ir ao ar na Rede Globo.

    O evento contou com apoio da Associao Riograndense de Publicidade (ARP), Associao Riograndense de Imprensa (ARI), Associao Gacha de Emissoras de Rdio e Televiso (AGERT), Associao dos Dirios do Interior do RS (ADI), Associao dos Jornais do Interior (ADJORI), Conselho Regional de Profissionais de Relaes Pblicas (CONRERP), Confederao Nacional de Municpios (CNM) e Nova Prova e o patrocnio do Sicredi e Luz Publicidade.