Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Zanella recebe o folclorista Paixão Côrtes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/129/prefeito-zanella-recebe-o-folclorista-paixo-crtes

07/12/2006

Prefeito Zanella recebe o folclorista Paixão Côrtes

Prefeito Zanella recebe o folclorista Paixão Côrtes

Prefeito Zanella recebe o folclorista Paixão Côrtes
    O prefeito Eloi Zanella recebeu em audincia o folclorista e pesquisador Joo Carlos Paixo Crtes. Remanescente do grupo de oito jovens estudantes do Colgio Julio de Castilho fundou, que em 1947 fundou o Departamento de Tradies Gachas do Julinho, que serviu de referncia para a fundao do Movimento Tradicionalista Gacho (MTG) que surgiria em 27 de novembro de 1967. Paixo Cortes, acompanhado do presidente Mauro Gotler, da Corag, presenteou o prefeito com um exemplar do livro Flolclore Gacho Festas, bailes, msica e religiosidade rural, editado pela Corag e lanado durante a Semana Farroupilha 2006. O prefeito declarou que enquanto lderes positivos como Paixo Cortes produzirem trabalhos editoriais sobre a vivncia do gacho a tradio gacha estar segura da sua sobrevivncia enquanto cultura de raiz a ser preservada.

Festas e bailes.
    um documentrio ilustrado com fotografias do prprio autor feitas nas ltimas cinco dcadas. Ternos de Reis, de Santos Padroeiros e de Folia so minuciosamente apresentados; alguns com as partituras das msicas. Danas profona-religiosas rarssimas e motivos musicoreogrficos agro-riograndenses, crendices, superties, benzeduras so apresentados por Paixo Cortes com a sensibilidade somente presente na viso de um profundo conhecedor respeitador do rico e vasto folclore gacho.

    O folclorista aproveitou o interesse do prefeito Eloi Zanella pelo debate do momento no MTG a respeito do rumo do tradicionalismo e suas razes  para fazer uma reflexo da trajetria do Movimento desde a dcada de 1940. Na avaliao dele o momento parecido com aquele de 1947. Criamos o Departamento de Tradies Gachas para combater a influncia norte-americana do ps-guerra imposto pelas revistas em quadrinhos, vestimenta, msica, bebida, sublinhou. Mas o que ningum imaginava na poca que um movimento iniciado por oito pessoas envolvesse cinqenta anos depois, mas de trs milhes de pessoas no RS, com trs mil CTGs espalhados pelo mundo.

    O MTG segundo ele envolve cada vez mais a famlia e os jovens esto em maioria participando ativamente. O que preciso fazer interpretar o crescimento e a evoluo do Movimento como algo a ser discutido e explicado por quem se apresentar com a sugesto de mudana.

Homenagem
     noite, no Plo de Cultura de Erechim, Paixo Crtes foi homenageado com um Certificado Especial alusivo aos 40 Anos do MTG, que sero comemorados no prximo ano. Tambm receberam certificados o Presidente da Corag Mauro Gotler e o Coordenado Regional do MTG Zulmir Sotoriva. As distines foram entregues pelo prefeito Eloi Zanella e o presidente do Legislativo, Jos da Cruz.