Prefeitura Municipal de Erechim - Lançado o edital para o Bairro Industrial Davide Zorzi
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12880/lanado-o-edital-para-o-bairro-industrial-davide-zorzi

19/11/2018

Lançado o edital para o Bairro Industrial Davide Zorzi

 

 

Na última sexta-feira, 16, tendo como palco central o Polo de Cultura, junto ao Parque da Frinape 2018, ocorreu o lançamento do edital do Bairro Industrial Davide Zorzi, projeto tão esperado pelas indústrias que querem se instalar e somar ao progresso do município. A iniciativa para a denominação, foi através de Projeto de Lei Legislativo do vereador Emerson Schelski.

O novo parque teve seu início em 2011 com a compra da área para a implantação do sonhado e desejado local com grande significado para os munícipes. Nesta trajetória, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem se empenhado para a concretização do Parque Industrial. São mais de quatrocentos e seis mil e sessenta e um metros quadrados destinados as empresas que irão se instalar, traçando novos rumos e incrementando o crescimento da região do Alto Uruguai.

Ato também traz outro momento de igual importância para Erechim, o surgimento de uma parceria promissora. O termo de cooperação assinado com o Sicoob Transcredi, que disponibilizará aos micro e pequenos empresários locais financiamentos com taxas de juros a curto e médio prazo, proporcionando assim mais condições de crescimento para estes pequenos empreendedores.

O município é, hoje, referência estadual no microcrédito, sendo exemplo para outros municípios do Estado que por aqui aportam para conhecer e reproduzir o formato implantado.

Presentes na oportunidade, o prefeito Luiz Francisco Schmidt, o vice Marcos Lando, a presidente do Sicoob/Transcredi Ana Rauber Balsan, o presidente da ACCIE Fábio Vendrúsculo, o presidente do Legislativo, Rafael Ayub, o secretário de Desenvolvimento Econômico Altemir Barp, o ex-prefeito Paulo Alfredo Polis, além dos demais secretários municipais, vereadores, empresários, equipe do Sicoob e convidados que se fizeram presentes.

Em suas manifestações, Rafael Ayub destacou a satisfação de mais uma grande parceria no município de Erechim. “Um modo novo de fazer parceria público privada que não tem como não dar certo. Parabéns a todos pela realização deste sonho”.

Ana Balsan destacou que é uma grande honra fazer parceria com o município de Erechim. “A felicidade se busca dia a dia, nas boas parcerias. Temos condições e estrutura para atender as demandas. Um grande empreendimento de Erechim do qual queremos fazer parte. Este vai ser um grande investimento e é uma alegria fazer bons negócios”.

Fábio Vendrúsculo destacou o momento com ímpar, ou seja, foi dado um passo muito importante. “Vivemos um momento único, de comemorações aos 100 anos de Erechim. O futuro é este, que se constrói com parcerias. Saímos renovados, pois vamos construir um caminho novo. Estamos, todos, de parabéns. Temos que aproveitar as oportunidades através do trabalho”.

Altemir Barp pontuou a Frinape como um sucesso para o município. “O distrito é um projeto inovador para o desenvolvimento de Erechim e região do Alto Uruguai. Uma iniciativa que trará um retorno ao município, crescimento econômico e geração de renda. O esforço de um conjunto de pessoas para que se realizasse, mas ainda teremos muitos desafios nesta caminhada. Erechim, cidade de todos, nada se faz sozinho”.

Luiz Francisco Schmidt destacou a importância do momento para o município de Erechim, lamentando a lentidão no setor público, “o Estado e a União são lentos. Cada prefeito faz uma parte, assim a vida fica mais fácil”.

Também lembrou a grande presença do Senador Luis Carlos Heinze e de Odacir Klein na abertura da Feira, o que engrandeceu o ato e a pujança da Frinape 2018. “Como gostaria que que implantássemos em doze meses a conclusão do Distrito Industrial. Que este seja o primeiro passo tão brilhante, como está sendo a Feira, a altura de nosso tempo”.

Quem foi Davide Zorzi

Davide Zorzi, primogênito de uma família de cinco irmãos, filho do professor José Zorzi e da dona de casa, Tereza, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1961. Nesta época, a família residia no interior de Barão de Cotegipe. Com a transferência do pai, aos 08 anos, mudou-se para Erechim. Passou a trabalhar com apenas 9 anos em uma fábrica de móveis. No Ensino Médio, optou por fazer arquitetura. As construções, Layout e o envolvimento com obras sempre fizeram parta de sua rotina. Em 1986, juntamente com o irmão Ezidio criou a Metal Zorzi na garagem da casa do pai.

Uma das características dos irmãos Zorzi sempre foi a busca pela modernização de máquinas e processos. Logo o produto passou a ser no ramo de cadeiras prontas e classes escolares e Davide sempre permaneceu como o Diretor da Indústria, logo passaram a atender todo o território nacional. Sempre esteve próximo de todo o processo de produção, sentia-se parte dele e uma de suas frases mais conhecidas em cada discurso era “fazer com paixão, sentir alegria ao acordar e poder trabalhar, o trabalho bem feito nos aproxima do criador”.