Prefeitura Municipal de Erechim - Viabilidade política para o novo complexo FHSTE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12816/viabilidade-poltica-para-o-novo-complexo-fhste

01/11/2018

Viabilidade política para o novo complexo FHSTE



No final da tarde de ontem, quarta-feira (31), após exaustivas agendas na Câmara Federal, com várias visitas a deputados e senadores, a comitiva regional recebeu um alento oriundo do gabinete do coordenador da Bancada Gaúcha, Deputado Federal Giovani Cherini.

Encerrada a votação dos parlamentares para as Emendas Não Impositivas o projeto regional "Novo Complexo Hospitalar FHSTE: 250 leitos SUS", foi uma das 11 emendas selecionadas. A notícia contagiou a comitiva regional que viu seus  esforços serem recompensados, após viagens a Brasília e Porto Alegre, para buscar apoio parlamentar e parcerias para o pleito de relevância regional.

Além da destinação dos recursos impositivos, no valor total de 169 milhões, dos quais 68 milhões foram alocados para a saúde (hospitais, a Bancada Gaúcha tinha como atribuição e deliberação  selecionar 11 emendas do total de 51 projetos que foram apresentados.

Nessa seleção, que recebeu votos de todos os parlamentares, o projeto regional, encabeçado pela AMAU, foi selecionado.
“Nossa delegação foi vista, observada, reconhecida, respeitada  e demonstrou, nas duas incursões a Brasília organização, planejamento, estratégias e articulação que resultaram na seleção da proposição”, relata o Secretário de Saúde de Erechim, Jackson Arpini.

O resultado não garante o recurso, tanto nas emendas impositivas como também nas não impositivas, porém, mantém condições de pleitear os valores num futuro próximo, porque ambas estão em fase de vigência. A região do Alto Uruguai ganhou os corredores do Congresso Nacional numa demonstração de que trilha o caminho certo. As portas abertas em esforço conjunto dos municípios associados levam à possibilidades de obtenção de recursos federais com condições de ratear parte dos valores impositivos e, igualmente, fazer pressão no Ministério da Saúde para o pleito não impositivo.

Luiz Francisco Schmidt destaca a importância da união de esforços onde todas as entidades participaram da concepção do projeto sonhado e que hoje se avizinha da realidade. “A AMAU liderou esta caminhada e nós de Erechim somos gratos, pois fizemos o projeto, aprovado por essa Associação e acolhido pela Bancada Gaúcha”, destaca o Prefeito de Erechim.