Prefeitura Municipal de Erechim - Município oferece consultas especializadas aos usuários do SUS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12778/municpio-oferece-consultas-especializadas-aos-usurios-do-sus

23/10/2018

Município oferece consultas especializadas aos usuários do SUS

Município oferece consultas especializadas aos usuários do SUS


A Secretaria Municipal de Saúde contratou 1.500 consultas especializadas em Oftalmologia para reduzir a demanda reprimida. Esses atendimentos começaram a ser realizados no mês de agosto e até o momento mais de 1.050 consultas já foram efetuadas para os usuários do sistema público de saúde, encaminhados pela Atenção Primária (12 UBS). Os pacientes que estão na fila de espera são chamados de acordo com a ordem de acesso à rede pública.


As consultas foram contratadas da iniciativa privada, tendo em vista que os quantitativos conveniados com a FHSTE e com o Hospital de Aratiba (SUS) são insuficientes para atender a demanda reprimida que se formou nos últimos anos. As consultas especializadas extras estão sendo adquiridas com recursos próprios do Município. A expectativa da Pasta é de que a demanda reprimida seja reduzida até o final do ano.


Durante os dois primeiros quadrimestres, a SMS já realizou 6.589 consultas especializadas nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, vascular, ginecologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, reumatologia e urologia, sendo que na área oftalmológica já foram efetivadas 2.440 consultas aos usuários da rede SUS. 


Para Jackson Arpini a iniciativa visa reduzir o tempo de espera, e a secretaria vem adotando essa metodologia ciente que com o passar dos anos nova demanda deverá se formar, pela necessidade da população, tomando por princípio que segundo dados do Ministério da Saúde, 75% a 80% da população depende exclusivamente do sistema público.

“Estamos falando de aproximadamente 80.000 pessoas, no universo de Erechim. Por isso, um dos eixos de atuação da SMS, entre outros, é a ampliação da oferta de consultas especializadas. E esta ação vem ao encontro das expectativas dos usuários do SUS”, argumenta o Secretário Municipal de Saúde.