Prefeitura Municipal de Erechim - Mais um Encontro Municipal em prol da saúde mental
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12749/mais-um-encontro-municipal-em-prol-da-sade-mental

16/10/2018

Mais um Encontro Municipal em prol da saúde mental


O VI Encontro Municipal de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas realiza-se nesta terça-feira (16), na URI Campus de Erechim. Promovido pelo Município por meio da Secretaria de Saúde, com realização do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas, tem como tema “Medicalização da Vida – entre possibilidades de tratamento e condições de resistência na contemporaneidade”.


Mesa redonda e conferência aproximam profissionais da saúde e ligados a assistência na área a dados e a experiências que convergem para o debate da saúde mental. O uso continuado de psicofármacos, excesso de medicação e a construção de alinhamento entre políticas públicas e necessidades dos usuários e dos profissionais do SUS, estão entre os pontos abordados nas reflexões.


Na presença de autoridades do Executivo e do Legislativo, da Coordenadora Regional de Saúde Mental, Vanessa Algeri, da Diretora Municipal de Saúde Mental e Conselheira Municipal de Políticas e Drogas, Vânia Campos, da Presidente do Conselho Municipal de álcool e Outras Drogas, Jamaica Fátima Theodoro, entre outros, os convidados ao debate expuseram formas de construir um modo mais humanizado e atualizado de convivência que beneficie a sociedade como um todo.


Ao convidado Daniel Araújo dos Santos, redutor de danos e conselheiro do Conselho Municipal de políticas sobre drogas de Caxias do Sul, com participação de Vânia Campos, coube discorrer sobre Consultório de Rua e cuidado ampliado: um outro olhar é possível.  Abordando Medicalização da vida: considerações sobre a psiquiatria e o HIV/Aids, o médico psiquiatra Anderson Madalozzo, ao lado de outra convidada especial do encontro, a professora titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Sandra Caponi.