Prefeitura Municipal de Erechim - Encontro municipal vai debater a atenção psicossocial em álcool e outras drogas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12727/encontro-municipal-vai-debater-a-ateno-psicossocial-em-lcool-e-outras-drogas

09/10/2018

Encontro municipal vai debater a atenção psicossocial em álcool e outras drogas

Encontro municipal vai debater a atenção psicossocial em álcool e outras drogas

 Tendo como local o auditório do prédio 3 da Universidade Regional Integrada, acontece no próximo dia 16, o Encontro Municipal que irá debater a atenção psicossocial em álcool e drogas. A promoção é da Secretaria Municipal da Saúde.

Os trabalhos iniciam às 13h30 com credenciamento, seguido da palestra às 14h, que terá como tema “Consultório de Rua e cuidado ampliado: um outro olhar é possível”, com Daniel Araújo dos Santos. Em debate, “Entre possibilidades de tratamento e condições de resistência na contemporaneidade”.

Daniel possui graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (2012) e especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016).

Atualmente é Técnico em Enfermagem - Redutor de Danos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e conselheiro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Dando andamento aos trabalhos, às 16h tem a palestra com o tema Medicalização da Vida: considerações sobre a psiquiatria e HIV/AIDS, com Sandra Caponi, professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Filosofia - Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, realizou um primeiro Pós-doutorado na Universidade de Picardie (França) em 2000 e um Pós-doutorado Sênior na EHESS (Paris- França) em 2011 e um segundo Estágio Sênior com Bolsa Capes em 2017 (seis meses na Universidade de Buenos Aires e seis meses em Paris VII).

É consultor ad hoc de diversas publicações científicas. No ano 2017 realizou um Estágio Sênior de seis meses na Universidade de Buenos Aires, Argentina (UBA) e seis meses na Université Paris Diderot, França (Paris VII). É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 1D. Atuou como professora visitante na EHESS (Paris- França), no College de France (Paris), na Universidade Nacional de Colômbia (Medellín); na Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Desenvolve seu trabalho na área de epistemologia e história da psiquiatria, da medicina e na área de Bioética.

É professora permanente do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da mesma Instituição, é professora permanente do Programa de Mestrado profissional em Saúde Mental.

Coordena o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, "Sociologia, Filosofia e história das ciências da saúde" e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Profissões e Instituições-NEPPI. Conta com diversas teses de doutorado e dissertações de mestrado orientadas e defendidas. No ano de 2013 o livro "Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada" foi finalista do 55º Prêmio Jabuti na área de Psicologia e Psicanálise.

Ainda presente, Atílio Butturi Junior, que possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).

Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015), sob supervisão do Prof. Dr. Kanavilil Rajagopalan, e estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia da Ciência da Universidade Nova de Lisboa (2017-2018), com bolsa da CAPES-Brasil, sob supervisão do Prof. Dr. José Luís Câmara Leme.

É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, da área de Linguística Aplicada, líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo e membro Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), na mesma instituição. É editor-chefe da revista Fórum Linguístico, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso e Filosofia da Linguagem, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana, notadamente referentes ao discurso e à biopolítica.