Prefeitura Municipal de Erechim - Natal 2007 - Erechim e suas etnias centenárias
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1270/natal-2007-----erechim-e-suas-etnias-centenrias

17/12/2007

Natal 2007 - Erechim e suas etnias centenárias

Natal 2007 - Erechim e suas etnias centenárias

    A decoradora Rosane Cechet foi assina a decoração da iluminação do Natal Erechim Cidade dos Povos. Associada da Coopsul - responsável pela decoração natalina de Erechim – ela trabalhou em cima das informações passadas pelas etnias com maior representatividade populacional, no povoamento de Erechim. A partir da contratação da Coopsul mediante licitação da Prefeitura Municipal para implantação do projeto do Natal 2007, Rosane que é erechinense, mas reside em Minas Gerais, se sentiu à vontade para desenvolver o trabalho. No decorrer da semana ela entregou ao prefeito Eloi Zanella a pesquisa que realizou junto as etnias sobre a cultura do Natal em cada uma delas. Acompanhada de Aidê Flores e da arquiteta Andréia Farinase, da equipe da Coopsul na implantação do projeto, Rosane falou dos procedimentos que adotou para chegar a idéia central de mostrar além das luzes, o significado e a cultura do Natal para os imigrantes que aportaram em Erechim no início do século 20. Um pinheiro foi montado para representar o Brasil, Itália, Alemanha, e Polônia.
   Os judeus, por não festejarem o o Natal como as nações católicas, tiveram uma amostragem diferenciada. Foi construído uma Menorá – candelabro místico do povo judeu – utilizando na comemoração da “Festa das Luzes” que marca a vitória dos Macabeus sobre o exército da Síria em 165 Antes da Era Cristã. A Festa das luzes – Chanucá - tem início aos 25 dias do mês de “Kislev”, neste ano, em 5 de dezembro. Rosane ressaltou que sem o apoio recebido da direção da Coopsul e das equipes de construção e montagem dos equipamentos e da iluminação colocada ao longo de dois kms de ruas em Erechim, o projeto não teria alcançado o objetivo e a repercussão junto ao público.

Coordenação

    A programação do Natal Erechim Cidade dos Povos está sendo coordenada pelo secretário Elídio Cervo (Cultura Esporte e Turismo),  patrocínio do Banrisul; apoio: URI Campus de Erechim, Banrisul, Orquestra de Concertos de Erechim, etnias alemã, polonesa, judaica, italiana. Sesc, Sesi. Associação Terapêutica Guerreiros da Luz, Crade – Centro de Recuperação de Alcoólicos e Drogados de Erechim.