Prefeitura Municipal de Erechim - Acampamento Farroupilha encerra com chave de ouro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12651/acampamento-farroupilha-encerra-com-chave-de-ouro

21/09/2018

Acampamento Farroupilha encerra com chave de ouro

 

 

Iniciado no último dia 7, o Acampamento Farroupilha edição 2018, que teve como mote os 100 anos de Erechim, encerrou, na tarde desta quinta-feira, 20, com chave de ouro, não somente pela grande presença de público, mas pela apresentação do Mano Lima que lotou o pavilhão em que ocorreram as mais diversas apresentações musicais durante os 14 dias do evento que é o segundo maior do Estado.

Iniciado em 2009, através da ideia de idealizadores como o então presidente do Legislativo, Cezar Caldart, em parceria com o Poder Executivo e demais órgão e entidades de nosso município, o Acampamento Farroupilha fincou sua marca e faz parte do calendário de eventos. Tendo como palco o Seminário Nossa Senhora de Fátima em sua idealização, hoje se encontra no Parque da ACCIE, mantendo sua força e trabalho para manter viva a chama gaúcha e as tradições de geração a geração.

Nesta quinta, após a realização do Desfile do 20 de Setembro na Avenida Maurício Cardoso, os atos ocorreram junto a cidade tradicionalista, momento em que ocorreu a entrega da premiação da Gincana Cultural e dos Galpões Destaque, manifestação das autoridades e o apagamento da centelha da Semana Farroupilha deste ano.

Na Gincana Cultural o CTG Recanto do Quero Quero ficou em primeiro lugar, CTG Sentinela da Querência em segundo lugar e o CTG Os Campêro em terceiro lugar.

Com relação aos Galpões Destaque, ficaram o CTG Recanto do Quero Quero, CTG Os Campêro, Piquete Laçadores Chapéu Preto, Piquete Relincho do Pago e Grupo Nativo Alma Crioula. Na oportunidade também foi feita a entrega pela presidente da 19ª Região Tradicionalista Gaúcha, Cleusa Sotoriva ao patrono desta edição, Armelindo Rosset, de um pergaminho em homenagem a parceria e por ter sido o homenageado deste ano.

Em sua manifestação, Rosset dividiu a alegria com todos os tradicionalistas que fizeram parte do Acampamento Farroupilha. “Se neste ano o desfile não foi o maior de todos, temos a certeza de sua qualidade. Todos vocês são o Acampamento Farroupilha. Me sinto feliz por ter recebido a oportunidade e avaliar uma Gincana Cultural como a ocorrida neste ano, momento em que a criatividade teve destaque”.

Cleusa Sotoriva agradeceu a cada um pelo fato desta edição ter ocorrido sem nenhum fato negativo, como fez menção ao município de Erechim, através da Pasta da Educação que esteve juntamente com a Comissão Organizadora para que tudo transcorresse na maior tranquilidade.

“Num toque de caixa conseguimos realizar mais uma edição deste que é um grande evento para Erechim e região do Alto Uruguai. Uma cidade erguida junto ao Parque da ACCIE dentro das programações dos 100 anos do município. Gratidão por fazerem acontecer, em especial aos patrocinadores e apoiadores”, pontuou.

Em sua manifestação, a secretária de Educação Vanir Bombardelli agradeceu a todos os que colaboraram para a realização do Acampamento Farroupilha. “Não foi apenas o trabalho de um só, mas a união de cada pessoa que deu a sua contribuição. Nosso compromisso para que os grupos de crianças que hoje despontam pelo amor ao tradicionalismo sejam fortalecidos no que se refere a perpetuação das tradições gaúchas”.

Por fim, o prefeito Luiz Francisco Schmidt destacou o amor ao Rio Grande do Sul e as tradições gaúchas, fatores que fazem o Acampamento Farroupilha. “Um Acampamento de extrema qualidade, seja nas gincanas culturais, apresentações artísticas como na montagem da cidade tradicionalista. Lamentamos os que não vieram até aqui para ver este grande evento, pois eles perderam por não terem vivido grandes momentos que aqui são proporcionados, de tradição e amor a nossa terra, à nossa cultura. Obrigado a cada gaúcho que deu a sua contribuição para este espetáculo”, finalizou.