Prefeitura Municipal de Erechim - Parceria entre o município e URI amplia estudos na área de fruticultura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12630/parceria-entre-o-municpio-e-uri-amplia-estudos-na-rea-de-fruticultura

17/09/2018

Parceria entre o município e URI amplia estudos na área de fruticultura

Parceria entre o município e URI amplia estudos na área de fruticultura

 

 

Na última sexta-feira, 14, o secretário da Agricultura, Leandro Basso e sua Equipe de Fomento, através do médico veterinário Everton Guterres e a acadêmica de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Janice Betier, realizaram a entrega de 238 mudas frutíferas à Universidade Regional Integrada, campus II.  

Entre as mudas estão o caqui, pêssego das cultivares Eragil e Dourado, Ameixa das cultivares Fortune e Letícia e figo, doação referente a contrapartida do Município de Erechim em parceria com o curso de Agronomia, representado na oportunidade pelos professores Antônio Sérgio do Amaral, coordenador de Ciências agrárias e Amito José Teixeira, coordenador do Curso de Agronomia e o estagiário Ricardo Santolin.

Como contrapartida da universidade está a cedência de uma área para a execução de um projeto de pesquisa relacionada a fruticultura, tendo como motivação o melhor entendimento das características de produção destas cultivares em nossa região.

A área terá cerca de 1 hectare e poderá ser utilizada tanto para estudantes dos cursos das áreas rurais, como pela Pasta da Agricultura para a organização de dias de campo para demonstrações para os produtores da região e divulgação dos resultados obtidos.

De acordo com o secretário Basso, o objetivo deste projeto é a aproximação entre o produtor rural e seus familiares, futuros sucessores da Universidade, para que o conhecimento gerado através das pesquisas chegue ao produtor.

“A parceria entre o Poder Público e a universidade visa aproximar conhecimento e tecnologia na cadeia produtiva de alimento, visto que é importante ter espaços de demonstração para mostrar a viabilidade de fruticultura por pequena e média propriedade. Culturas permanentes são menos agressivas ao meio ambiente. Erechim já possui alguns produtores engajados na produção de frutas, mas o mercado consumidor indica que podemos ampliar a área plantada”, finaliza.