Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Cinema e na Vida apresenta “A cor do paraíso”
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12616/projeto-cinema-e-na-vida-apresenta-a-cor-do-paraso

12/09/2018

Projeto Cinema e na Vida apresenta “A cor do paraíso”

Projeto Cinema e na Vida apresenta “A cor do paraíso”

 

 

Para quem participa das atividades do Projeto No Cinema e na Vida, que acontece junto a Biblioteca Municipal, terá a grande oportunidade de assistir ao filme A cor do Paraíso, nesta quinta-feira, às 19h.

De acordo com a coordenadora do projeto, importante a doação de um livro, incentivando, desta forma, a cultura através das letras e da tela do cinema.

O filme conta a história de um garoto cego, que vive em um colégio interno apenas para garotos cegos. Nas férias ele precisa ir para sua casa, mas seu pai (Hashem) é o último a chegar para buscá-lo. O pai e o professor conversam, pois o pai do garoto não quer levá-lo embora, dizendo não saber como cuidar dele depois que sua esposa morreu.

Diante da impossibilidade de deixar o garoto na escola, o pai leva-o consigo, pretendendo, no entanto, mantê-lo oculto dos olhos dos moradores de sua cidade, pensando que o filho cego pode impedi-lo de realizar seu casamento que já está programado com uma jovem de uma tradicional família islâmica. O garoto, que se chama Mohammad, encontra carinho e compreensão com a avó e as irmãs.

Ele quer ir à escola com elas, mas o pai o proíbe. Um dia, diante da tristeza do garoto, a avó o conduz à escola onde ele se mostra mais avançado que as crianças da vila nos estudos. Ao saber do ocorrido, o pai o proíbe mais uma vez de ir às aulas junto com as outras crianças para evitar que a notícia sobre sua cegueira se espalhe. Como não consegue manter o garoto oculto, o pai resolve mandá-lo como aprendiz a um carpinteiro cego. Mesmo diante do choro do filho e da revolta da avó, leva a criança e a deixa como aprendiz. A avó entra em uma tristeza profunda causada pela ausência do neto (Mohammad)e vem a falecer, a família da sua noiva diz que a morte é um mau presságio e rompe o noivado. Vendo o caos em que se transforma sua vida, o pai resolve buscar o garoto, mas no caminho para casa o menino se desequilibra e cai dentro de um rio de forte correnteza.

Por um segundo Hashem pensa antes de salvá-lo, mas pula atrás dele, debatendo-se na água em vão, pois não alcança o garoto. Ambos vão dar em uma praia, e quando o pai em desespero pega a criança inerte no colo, o garoto começa a brilhar mexendo sua mão e mostrando que está vivo, acaba-se assim a ação do filme.