Prefeitura Municipal de Erechim - Acampamento Farroupilha 2018 no Parque da ACCIE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12599/acampamento-farroupilha-2018-no-parque-da-accie

10/09/2018

Acampamento Farroupilha 2018 no Parque da ACCIE



Solenidade com participação de autoridades, acampados e público em geral, na tarde de sexta-feira (7), deu início ao Acampamento Farroupilha 2018 que tem como homenageado Armelindo Rosset. No Parque da ACCIE todos testemunharam a fusão da Chama Crioula Estadual, gerada às margens do Rio Uruguai, e da Chama Itinerante, acesa na sede do 19ª RT no dia 4 de março, que deram origem à Chama Crioula do evento tradicionalista de Erechim.

O candeeiro da 10ª edição do Acampamento Farroupilha foi aceso pela coordenadora da 19ª RT Cleusa Sotoriva, pelo patrono Armelindo Rosset, pelo Prefeito Luiz Francisco Schmidt e pelo tradicionalista Eberton Magri. A bênção do fogo e de todos os galpões que incluem, pela primeira vez, o Galpão do Acolhimento, foi feita pelo Pe. Valter Girelli.
Nos pronunciamentos, a tradução do significado do evento para o Município no ano do seu Centenário.

“Vi aqui homenagem justa ao nosso chão que completa 100 anos. Neste momento de emoção brota em cada um de nós o carinho por este lugar. O gaúcho é povo diferente, tem orgulho das raízes. Quero enaltecer estes grupos que se dedicam pela pátria gaúcha e pelo chão erechinense” – Prefeito Luis Francisco Schmidt.

“A vida nos coloca desafios e nossa dedicação de hoje vai garantir que as outras gerações vivam o tradicionalismo. O Acampamento reúne peões e prendas que mostram sua garra, suas habilidades e seu amor pela Pátria. Não tem como não se encantar vendo o culto às tradições” – Cleusa Sotoriva.

“A Chama Crioula foi criada para agregar cada galpão, cada um que por aqui passa e está. Isso é união. Divido meu orgulho de estar aqui sendo homenageado com cada um de vocês que também são merecedores”. – Armelindo Rosset.