Prefeitura Municipal de Erechim - Inicia, nesta sexta, o Acampamento Farroupilha 2018
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12595/inicia-nesta-sexta-o-acampamento-farroupilha-2018

06/09/2018

Inicia, nesta sexta, o Acampamento Farroupilha 2018

 

 

Com a ajuda do clima, que promete assegurar dias ensolarados neste final de semana, a comunidade de Erechim e região do Alto Uruguai passa a viver, a partir das 15h desta sexta-feira, 6, o clima tradicionalista do Rio Grande do Sul com a abertura oficial do Acampamento Farroupilha na cidade erguida junto ao parque da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE).

Para iniciar com a certeza de um grande espetáculo cultural e cívico, acampados trabalharam a todo o vapor para erguer os pavilhões que darão vida ao local, seja na construção, como na decoração de cada um.

Neste ano o tema dos festejos farroupilha é os 100 anos de Erechim. O evento acontece de 7 a 20 e contará com uma grande diversidade de atrações culturais, a fim de oferecer aos milhares de visitantes que passarão pelo portão principal tudo o que a cultura gaúcha oferece.

A abertura oficial, às 15h, contará com a presença de tradicionalistas, autoridades e convidados para os atos de hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, MTG e do acampamento. Também haverá a chegada da Chama Itinerante, chegada da Chama Crioula do Estado, fusão das duas centelhas, originando a Chama Crioula do Acampamento Farroupilha de Erechim, pronunciamento de autoridades e a inauguração e benção dos galpões.

Nos dias úteis acontecem as oficinas culturais direcionadas principalmente para alunos de escolas da rede municipal de ensino, além das escolas estaduais, particulares e entidades privadas.

De 8 a 9 ocorre a 4ª Competição de Jogos Tradicionalistas com bocha campeira, bocha 48, tetarfe e truco, destinada para participantes com cartão tradicionalista, como o Campeonato de Jogos Tradicionalistas, nos dias 15 e 16, com bocha campeira, bocha 48 e tetarfe, destinada para todos os acampados. Sábado, 8, às 19h, acontece a Missa Crioula.

Dias 10, 11, 12, 13, 17, 18 e 19, às 19h, acontece a Gincana Cultural direcionada a todos os galpões acampados. No dia 12, às 13h30, Tarde Cultural com a Terceira Idade com animação do Fandango Serrano.

Nos dias 15 e 16, é a vez do FestiArt Bota Amarela, festival artístico de danças, que tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do Estado, categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e veterana. Durante todos os dias acontece a exposição de artesanato e artigos típicos.

Como novidade nesta edição, o Galpão de Acolhimento, espaço destinado para receber o público com ambiente acolhedor para que possam tomar um chimarrão, ouvir uma boa música, degustar pratos típicos e confraternizar. O desfile acontece no dia 20 às 9h30 na Maurício Cardoso.

Atrações culturais:

Dia 7: Cezar Oliveira e Rogério Mello (21h).

Dia 8: Cristiano Quevedo (21h).

Dia 9: Vento Negro (21h).

Dia 11: Chiquito e Bordoneio (21h).

Dia 12: Grupo Manotaço (21h)

Dia 13: Grupo Porteira (21h)

Dia 14: Fandango Solidário com Os Monarcas às 23h, acesso mediante 5kg de alimento.

Dia 15: Compasso Fandangueiro (21h)

Dia 16: Família Guedes (21h)

Dia 18: Timbre de Família (21h)

Dia 19, Joca Martins (21h)

Dia 20: Mano Lina (17h)