Prefeitura Municipal de Erechim - CAPS II promove debate sobre o Setembro Amarelo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12573/caps-ii-promove-debate-sobre-o-setembro-amarelo

04/09/2018

CAPS II promove debate sobre o Setembro Amarelo

CAPS II promove debate sobre o Setembro Amarelo

 

 

No próximo dia 18, às 14h, tendo como local a Câmara Municipal de Vereadores, o CAPS II irá ofertar a comunidade de Erechim, palestra com o tema Prevenção ao Suicídio, dentro das ações do Setembro Amarelo. Uma oportunidade de discussão sobre o tema com a presença do psiquiatra Anderson Madalozzo e equipe do CAPSII, seguindo, posteriormente, de uma caminhada com cartazes para mobilizar a comunidade sobre a importância de falar sobre a prevenção do suicídio.

Com o lema “Pense, Fale e Escute, não de um ponto final a sua vida, escolha continuar”, o Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Um mês para criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é a solução. Busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.

A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio fita amarela, ou Yellow Ribbon em inglês. Em 1994, Mike Emme, filho do casal, com apenas 17 anos, se matou.

A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de Setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo era a cor do Mustang de Mike.