Prefeitura Municipal de Erechim - Pasta da Saúde faz treinamento com usuários diabéticos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12352/pasta-da-sade-faz-treinamento-com-usurios-diabticos

11/07/2018

Pasta da Saúde faz treinamento com usuários diabéticos

Pasta da Saúde faz treinamento com usuários diabéticos

Buscando equacionar dúvidas e treinar os usuários de aparelhos e tiras medidores de glicose, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Assistência Farmacêutica, coordenado pela farmacêutica Luciane Schwarzbach, oportunizou um treinamento com diabéticos e os representantes da empresa fornecedora para o município, a fim de sanar dúvidas e treinar sobre o uso correto.

Após a realização do processo licitatório, a empresa vencedora entregou os aparelhos que foram disponibilizados aos que fazem uso do mesmo e, para tanto, a enfermeira Ana Carolina Angiulli, da empresa HMD BioMedical realizou o treinamento para 60 usuários e técnicos da Pasta.

Na oportunidade foi abordado temas como armazenagem adequada das tiras, higienização do local para a realização do teste, demonstração prática do uso correto do aparelho, resultados aceitáveis, parâmetros de diferenças entre o teste com aparelho e exame de sangue em laboratório, entre outras dúvidas dos participantes.

Ainda na pauta de trabalhos, houve a realização de testes comparativos entre aparelhos de marcas diferentes de glicose e testes laboratoriais de glicemia em jejum, oportunidade em que os usuários que manifestaram interesse se dirigiram, gratuitamente, a um laboratório para a realização do exame.

Todas as discrepâncias entre os testes estavam dentro dos parâmetros aceitáveis e foi verificado que as alterações apresentadas pelo uso pessoal se deram pelo acondicionamento indevido, higienização do local de forma não adequada, colocação do sangue no capilar da tira em quantidade excessivo e contaminação de algumas tiras durante a armazenagem.

O treinamento foi elucidativo e oportunizou um espaço para o treinamento do uso correto com técnicos especializados. Para a Secretaria Municipal de Saúde o evento deixou a desejar no quesito número de participantes, considerando que muitos usuários foram convidados e a participação ficou aquém do projetado.

“O momento era propício para eliminação dos eventuais questionamentos e tinha como objetivo, além de esclarecer, treinar os usuários para o uso correto da tecnologia”, pontuou a farmacêutica Luciane.