Prefeitura Municipal de Erechim - Mutirão oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 100 pessoas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11834/mutiro-oftalmolgico-da-secretaria-municipal-de-sade-atende-mais-de-100-pessoas

04/12/2017

Mutirão oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 100 pessoas

Mutirão oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 100 pessoas
Mutirão oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 100 pessoas

O município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (2), um mutirão de consultas oftalmológicas com o intuito de dar mais agilidade diminuindo a fila de espera para este atendimento.  

A ação foi possibilitada pelo recurso destinado pela Câmara de Vereadores de Erechim à Secretaria Municipal de Saúde, no valor de R$ 1 milhão para aquisição de exames e consultas. Com este montante, foi realizado convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) e a Clínica Santa Luzia, para disponibilizar 100 atendimentos especializados de acuidade visual, que são mais rápidos e menos complexos, mediante agendamento.

Os atendimentos foram realizados na Clínica Santa Luzia, durante toda manhã de sábado e, durante a semana, a equipe da Secretaria de Saúde, entrou em contato com os 115 pacientes para agendar os horários.  

O secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, explica que o mutirão foi feito para diminuir a demanda, pois a fila que está na secretaria há mais de dois anos, conta com 1.380 pessoas. Além disso, a pasta mantém convênio com Aratiba e o Hospital Santa Terezinha, em que são feitas mais 160 consultas de acuidade visual por mês.

De acordo com Nonemacher, o objetivo para os próximos meses é continuar fazendo os mutirões e ir diminuindo a fila de espera.   

Para o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, que esteve pela manhã na clínica, “a comunidade que trabalha unida transpõe seus obstáculos e vence suas lutas com menor dificuldade. O trabalho unido estimula todos a laborar ainda mais. ”

Os atendimentos foram adquiridos da Fundação Hospitalar Santa Teresinha de Erechim (FHSTE), considerando que a secretaria já possui convênio com a casa de saúde que oferece 500 atendimentos especializados mensalmente. Com este recurso, o objetivo é aumentar também as consultas nos setores mais demandados que são de cardiologia, urologia e as cirurgias geral e oftalmológica. Também está sendo analisado a aquisição de exames como ecografias, tomografias e ressonâncias.  

 

O secretário comenta ainda que, para aumentar o acesso aos serviços de saúde, o município adquire alguns procedimentos privados com recursos próprios, já que, muitas vezes, os quantitativos do Sistema Único de Saúde (SUS) não são suficientes para atender toda a demanda, ainda mais em momentos de crise, em que muitas pessoas migram de convênios para o SUS.