Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Zanella nos 170 anos da BM
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1179/prefeito-zanella-nos-170-anos-da-bm

20/11/2007

Prefeito Zanella nos 170 anos da BM

Prefeito Zanella nos 170 anos da BM

    A passagem dos 170 anos de criação da Brigada Militar – 18 de novembro de 1837 - foi assinalada com homenagens para os ex-comandantes do 13º Batalhão de Polícia Militar em Erechim, oficiais e praças, e entrega de certificado de “Amigo da Brigada” para autoridades municipais e lideranças da iniciativa privada. Também apresentado o canil que abrigará os cães que serão utilizados no policiamento. A solenidade foi realizada dia 14, no 13º Batalhão de Polícia Militar, na presença de autoridades civis e militares, entre elas: vereador Ernani Mello – Presidente da Câmara Municipal, Juiz Federal Luiz Carlos Cervi e os ex-comandantes - Cel. João Cândido de Mello Genro, Cel. Launi Geraldo de Sá Freitas., Ten.  Cel. Ademir Pereira da Silva. Ten. Cel. José Heraldo Ortiz Padilha, Ten. Cel. Elizeu Cezar Garbini.  A solenidade foi presidida pelo Major PM Antônio Gilceu Souza.
    O prefeito Eloi Zanella cumprimentou a corporação pelo aniversário chamando atenção para o papel do brigadiano ao longo de quase dois séculos. Na avaliação dele o aumento da criminalidade, gerado por vários fatores entre eles o empobrecimento da população, coloca o policial militar em permanente confronto com o perigo. Este é um momento dos mais difíceis para os organismos policiais que atuam na segurança do cidadão, destacou. E a situação fica mais crítica pela diminuição do efetivo nas ruas, exatamente num momento de grande exigência da população no que diz respeito à segurança pública. “O cidadão está mais exigente e mais consciente dos seus direitos”,

Resumo

    “A história da Brigada Militar representa uma grande caminhada. Ela é parte da nossa história e que se confunde com a história do RS. Não desmerecendo os demais, no somatório das atividades a Brigada Militar é a instituição com maior credibilidade no RS.  Apesar de tudo o que vem o ocorrendo contra a imagem do policial militar, ainda é ele que representa o porto seguro do cidadão. É muito triste ver nos noticiários, a valorização que se dá aos bandidos quando em confronto com a Brigada Militar. A primeira preocupação é saber como os bandidos foram tratados  deixando num segundo plano os policiais que e tombaram no cumprimento do dever. Isso cria uma imagem extremamente negativa que coloca em cheque à disposição do policial de se expor aos riscos para combater a criminalidade. Se é verdade que existem os maus policiais, isso acontece também nas demais atividades humanas. Não podemos condenar as instituições e sim às partes que não correspondem. Há uma dicotomia entre aquilo que se fala da Brigada e aquilo se espera dela. Mas uma coisa é certa: a comunidade confia na Brigada Militar pois ela está acima das suas obrigações. Tenham certeza que todos os que estão na atividade pública, na responsabilidade dos Poderes Executivo e  Legislativo em Erechim têm na Brigada Militar a certeza que nas mãos do brigadiano está a garantia das suas atividades, na guarda do patrimônio, e da segurança do cidadão que precisa ter tranqüilidade para produzir. São os que produzem aqueles que arcam com a responsabilidade das obrigações enquanto aqueles que os brigadianos combatem no dia-a-dia e que tem muitas organizações a defendê-los, são os que apenas vivem reclamando dos seus direitos”.

Doutrina

    O Major Antônio Gilceu Souza ressaltou que a Brigada foi construída pelas mãos de muitos brigadianos. O passado da corporação ensina que o presente tem muito a honrar. Resgatou o esforço de todos na construção das instalações do 13º BPM, em 1968,  então sob o comando do Major Cecílio. Fazendo um resgate dos policiais mortos na atividade do dever de fazer a segurança do cidadão, o Cmdt do 13 BPM assim resumiu a rotina da instituição. “Muitas vezes ficamos cabisbaixos, mas quando folheamos os boletins dos 170 anos da corporação nos dá um vigor intenso como o sol que clareia a cada dia. A Brigada vive desses ditames. Ela não arredou um milímetro mesmo com poucos soldados nas ruas. Ela vai enfrentar sempre com galhardia a sua missão. A Brigada não é uma ilha. Desde a sua nascente ela sempre foi para defender um povo, o povo do Rio Grande do Sul”.