Prefeitura Municipal de Erechim - EMEF Jaguaretê realiza laçamento de foguetes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11547/emef-jaguaret-realiza-laamento-de-foguetes

27/06/2017

EMEF Jaguaretê realiza laçamento de foguetes

Lançamentos de foguetes na EMEF Jaguaretê

 

No início do mês de maio a Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Jaguaretê realizou o lançamento de foguetes como uma das atividades que integra a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG e 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.

Na oportunidade os estudantes do 8º e 9º ano, acompanhados da professora Silvana Pontel, que coordenou o trabalho de criação dos foguetes, apresentaram os resultados das pesquisas realizadas acerca do funcionamento do foguete caseiro, estabelecendo relações com os foguetes espaciais convencionais. Após as explanações, os cinco grupos de estudantes lançaram os foguetes construídos e realizaram as medições das distâncias percorridas por eles.

 

Além da Mostra de Foguetes, os estudantes do 2º ao 9º ano realizaram as provas da OBA, que tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa integrando a comunidade escolar.

É a terceira vez que a EMEF Jaguaretê participa da Olimpíada, sendo que, nos dois últimos anos tivemos estudantes premiados: Luan Bertochi, medalhista de prata em 2016 e medalhista de bronze em 2015 e Paulo Henrique Izoton, medalhista de prata em 2015.

Os estudantes demonstraram muito empenho na realização das atividades relacionadas a OBA e a MOBFOG, principalmente no processo de construção dos foguetes. Essas atividades incentivam o trabalho colaborativo, promovem a autonomia e desenvolvem a criatividade. Além disso, permite ao aluno vivenciar e construir o conhecimento científico.