Prefeitura Municipal de Erechim - ERECHIM É MASSA! - Evento de valorização da culinária tradicional do município e da cultura de raiz
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11543/erechim--massa---evento-de-valorizao-da-culinria-tradicional-do-municpio-e-da-cultura-de-raiz

23/06/2017

ERECHIM É MASSA! - Evento de valorização da culinária tradicional do município e da cultura de raiz

ERECHIM É MASSA! - Evento de valorização da culinária tradicional do município e da cultura de raiz

 

 

Em plena caminhada rumo as comemorações do centenário do município de Erechim, em 2018, um evento está nascendo com a finalidade de projetar a culinária da cozinha tradicional da maioria dos moradores do interior, preparada com esmero e servida com entusiasmo nas festas comunitárias. A festa gastronômica - “Erechim é Massa!” - vai transformar os pratos da culinária das etnias em motivo de festa e júbilo para os mantenedores dessa traição e dos apreciados da boa comida com sabor de tradição.

 

O popular macarrão será o prato principal da primeira edição dessa festa que terá o simbolismo da integração e de valorização da cultura dos pioneiros povoadores do município. Um jantar será servido no dia 30 de setembro no Polo de Cultura de Erechim, com dez comunidades apresentando a partir do mesmo prato básico, todas as possibilidades de acompanhamento. A realização é da parceria Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim - ACCIE, Emater/RS, Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Na avaliação do prefeito o objetivo é buscar uma identidade comum, que permita representar toda a culinária das etnias presentes na formação da população do município. “Erechim precisa recuperar o amor próprio, assim como outras comunidades criaram festas assim, que hoje identificam suas comunidades. “Será uma festa de todos nós. Se funcionar teremos outras Erechim é Massa com a demais etnias”, resumiu.

 

O projeto foi apresentando nesta quinta-feira (22) a noite, no restaurante do gaúcho, no Polo de Cultura. O município esteve representado pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt, vice-prefeito Marcos Lando; secretários: Altemir Barp (Desenvolvimento Econômico); Leandro Basso (Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar Leandro Basso; Vanir Clara Bernardi Bombardelli (Educação); Dércio Nonemacher (Saúde); Roberto Fabiani (Fazenda); Linir Antônia Chiarello Zanella (Cidadania), Osvaldo Leite Camargo (Coordenação e Planejamento).

 

Pala ACCIE, o vice-Diretor de Agronegócio Marcelo Fiorentin. Ele destacou a importância do projeto e a satisfação da entidade empresarial de Erechim fazer parte da organização. O médico veterinário Walmor Gasperin, chefe do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar, lembrou que a instituição está presente na vida das comunidades rurais e conhece a potencialidade econômica e cultura da cada propriedade. Essa festa valorizará essas pessoas e as suas culturas mantidas por várias gerações, destaca.

 

Representantes de dez comunidade do interior participaram do lançamento do evento: Km 6 Dourado, Jaguaretê, Paca, Demoliner, Batistela, Rio tigre, Km 14 Dourado, São João da Cascata, Capoerê, Linha Mariga. Convidados especiais com atuação no agronegócio participaram da apresentação do projeto, entre eles, os coordenadores dos diferentes setores que a Aurora Alimento está implantando em Erechim.

 

O calendário de atividades marca para o período entre 28 e 31 de agosto, no Polo de Cultura, a realização de workshop com as comunidades e equipe da Emater/RS, com a vigilância sanitária que entregarão apostilas e uniformes adequados para as atividades.

 

No dia 30, além do jantar festivo, haverá entrega de certificados aos participantes e show com o tenor Dirceu Sartori.

 

Um aspecto importante é que os recursos financeiros arrecadados com a venda de ingressos para o dia 30 de setembro, pagas as despesas, o restante será revertido em apoio a Festa Di Bacco de 2018 – ano do centenário de Erechim.