Prefeitura Municipal de Erechim - 16a. Semana do Meio Ambiente será aberta segunda-feira (5)
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11520/16a-semana-do-meio-ambiente-ser-aberta-segunda-feira-5

02/06/2017

16a. Semana do Meio Ambiente será aberta segunda-feira (5)

Com arborização em frente ao Colégio São José

 

A Semana do Meio Ambiente 2017 será aberta oficialmente segunda-feira ((5), às 14h, com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, vice-prefeito Marcos Lando, secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Nei Ignácio da Silveira e demais secretários. O plantio de variedades nativas – oliveiras, álamos-brancos, quaresmeiras – nos passeios públicos do Colégio São José da Av. 15 de Novembro e Rua Pedro Álvares Cabral, tem como objetivo de sinalizar para a necessidade de recuperação do Bioma Mata Atlântica, tema central da 16a Semana, que se estenderá até o dia 10.  Nesta sexta-feira (2) a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve preparando o local para a solenidade simbólica, marcada para o início da tarde.


Subsídios da Programação Oficial:

O BIOMA MATA ATLÂNTICA EM ERECHIM



O que é um bioma?



Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. São associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico.

Os biomas encontrados no Brasil são: Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Pampa



O Bioma Atlântica corresponde 13,04% do território nacional e que é constituído principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.



A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná,  Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.



Apresenta uma variedade de formações florestais, englobando um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.



Histórico



Logo em seguida ao descobrimento do Brasil, grande parte da vegetação da Mata Atlântica foi destruída devido à exploração intensiva e desordenada da floresta.



O pau-brasil, árvore típica da Mata Atlântica da região nordeste, foi o principal alvo de extração e exportação dos exploradores que colonizaram a região e hoje está quase extinto.



O primeiro contrato comercial para a exploração do pau-brasil foi feito em 1502, o que levou o Brasil a ser conhecido como "Terra Brasilis", ligando o nome do país à exploração dessa madeira avermelhada como brasa.

 

Na região sul a exploração predatória da Mata Atlântica devastou o ecossistema da Floresta das Araucárias devido ao valor comercial da madeira de pinheiro extraída da araucária ou pinheiro brasileiro,  passando a menos de 3% nos anos 2000.



Os colonizadores, com intuito de produção agropecuária, acabaram convertendo as áreas de floresta em áreas de agricultura e pastagem, permitindo o estabelecimento de cidades e o desenvolvimento econômico Região Norte do Rio Grande do Sul. Primeiramente, explorando a madeira e posteriormente, plantio de trigo, criação de animais e mais recentemente a produção de grãos, principalmente a monocultura da soja.



Além da exploração predatória dos recursos florestais, houve também um significativo comércio de exportação de couros e peles de onças (que chegou ao preço de um boi), antas, cobras, capivaras, cotias, lontras, jacarés, jaguatiricas, pacas, veados e outros animais, de penas e plumas e carapaças de tartarugas.



Hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída. Do que restou, acredita-se que 75% está sob risco de extinção total, necessitando de atitudes urgentes de órgãos mundiais de preservação ambiental às espécies que estão sendo eliminadas da natureza de forma acelerada.



Ao se avaliar os remanescentes florestais na região de Erechim, pode-se associar a sua presença em maior quantidade nas porções norte, nordeste e noroeste, sempre associado à presença de áreas mais declivosas em direção ao Rio Uruguai, o que impede maior aproveitamento da área para a mecanização agrícola de forma mais intensiva devido ao relevo.

 

Em recentes estudos realizados pelo Laboratório de Geoprocessamento e Planejamento Ambiental da URI Erechim na Região Norte do Rio Grande do Sul, a qual abrange 32 municípios, tem-se observado que está ocorrendo a regeneração e o aumento das áreas florestais nativas para o Norte do Rio Grande do Sul, principalmente associado ao abandono de áreas agrícolas de maior complexidade para manejo agrícola (declividade, pedregosidade), e do êxodo rural em alguns municípios.

 

 

 

 

ARBORIZAÇÃO URBANA

 

Em função da discussão sobre a situação do Bioma Mata Atlântica em nosso município, a SMMA vem incentivando o plantio de árvores, especialmente nativas, nos passeios públicos.

 

A nova legislação municipal sobre os passeios públicos (decreto municipal 4.1194/2015, artigo 8º e lei municipal  4.043/2014): prevê:

 

É obrigatório o plantio de pelo menos uma árvore, conforme plano municipal de arborização urbana, em cada propriedade, junto a faixa de serviço dos passeios com largura superior a 2,20m (dois metros e vinte centímetros) independente do modelo de passeio adotado, salvo em vias com restrições estabelecidas pelo Município.

           

O plantio das árvores é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o cuidado sob responsabilidade do proprietário do imóvel.

As árvores são patrimônio natural de uma localidade e trazem um pouco da história da região.

 

Todos sabemos dos benefícios ambientais das árvores nas cidades, como:

- Fornecem sombra;

- Fazem a ciclagem dos gases tóxicos;

- Diminuem os ruídos da cidade;

- Fornecem ar fresco;

- Fornecem abrigo e alimentação às aves, insetos e outros animais;

- Protegem contra ventos;

- Contém a erosão do solo;

- Fornecem umidade ao ar;

- Melhoram a saúde física e mental das pessoas;

- Preservam os recursos hídricos;

- Agregam valor às propriedades ;

- Embelezam;

- Auxiliam a preservação das espécies;



Uma arborização bem planejada evita diversos problemas futuros. Calçadas quebradas, galhos em conflitos com a rede de energia e iluminação pública, raízes em conflito com rede de água e esgoto, são alguns problemas da falta de planejamento na hora de plantar uma árvore. Por isso, é extremamente necessário conhecer a espécie que estamos plantando.



Para o plantio, basta telefonar para a Secretaria de Meio Ambiente e solicitar uma visita técnica, onde o melhor local de plantio será analisado. A Prefeitura não recorta o passeio, apenas planta as árvores.



Para alavancar o plantio nos passeios, tão necessário à sobrevivência e ao bem-estar de quem mora na cidade, realizou-se uma parceria com o Colégio Franciscano São José, onde a Prefeitura arborizará todo o passeio da Escola. Os cuidados ficarão ao encargo da própria escola e seus alunos. A INAUGURAÇÃO SERÁ DIA 05 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, AS 14H.

Também será arborizado o passeio público de uma área verde localizada no bairro Aeroporto.



Somente com atitudes de cada cidadão é que poderemos resgatar a flora gaúcha da Mata Atlântica, trazer melhor qualidade de vida, embelezar e fazer nossa parte no planeta.



Nesse sentido, a SMMA lança também a terceira edição da Cartilha de Arborização Urbana, onde muitas informações importantes sobre árvores e cidade são descritas e ilustradas. Fala-se da importância das árvores na cidade, as espécies mais adequadas para cada caso (conforme o Plano Municipal de Arborização Urbana de Erechim), informações sobre passeios públicos, insetos, doenças, nutrição de plantas, plantio e ainda algumas receitas ecológicas.



COLETA DE ELETROELETRÔNICOS

 

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com empresa Recycle, de Passo Fundo, promove a 12ª edição da Campanha para Recolhimento de Eletrônicos. A campanha será realizada DURANTE a Semana de Meio Ambiente, possibilitando o descarte de materiais não recolhidos pela coleta seletiva tradicional, dividida entre lixo orgânico e seco.

Os materiais eletroeletrônicos arrecadados terão a destinação correta e irão para reciclagem, onde todos os componentes são reaproveitados. A ação visa recolher equipamentos que estejam em desuso no município, contemplando, além de equipamentos de informática, também eletrodomésticos, televisores, rádios, celulares e demais eletroeletrônicos acumulados nas residências da cidade.

O apoio da comunidade é fundamental. A consciência ambiental deve fazer parte do cotidiano das pessoas e a destinação correta é fundamental para que possamos preservar – cada vez mais – o meio ambiente.



O que pode ser descartado durante a campanha:



A Campanha para Recolhimento de Eletrônicos é destinada exclusivamente para arrecadação de todo tipo de periférico de computadores, telefonia, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

O que não pode ser descartado durante a campanha:



Não serão recebidos a linha branca como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas, vale ressaltar que pilhas e lâmpadas também não são recolhidas durante a Campanha para Recolhimento de Eletrônicos. As lâmpadas e pilhas são recolhidas durante todo o ano, sendo que as lâmpadas devem ser entregues pela população nos pontos de venda e as pilhas descartadas nos  pontos localizados na cidade. Para saber o local mais próximo da sua residência, basta acessar o site da Prefeitura de Erechim no menu ‘Cidadão/Coleta Seletiva’.



Local para entrega dos materiais:

Horário de funcionamento: das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia, e no sábado das 08h as 12h .

Rua Anita Garibaldi, antigo Curtume Erechim



 

TRILHAS GUIADAS NO PARQUE LONGINES

 

Serão levadas três turmas de crianças, sendo duas turmas da Escola Municipal de Jaguaretê e uma turma de alunos com deficiência auditiva da APADA para conhecer um fragmento do Bioma MT que é o Parque Natural Municipal Longines Malinowski.

 

 

 

PALESTRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

 

Todas as manhãs uma escola municipal terá a palestra - Insetos: curiosidades, mitos e lendas.

 

 

 

15º FÓRUM REGIONAL  DE MEIO AMBIENTE

 

Para este Fórum, teremos atividade nos dias 06 e 07 de junho, durante a tarde e à noite, onde serão abordados temas relevantes sobre os impactos e formas de melhor conservar o Bioma MT. Serão palestrantes: Prefeitura de Erechim, URI, UFFS e Emater.

 

 

 

VISITAS À PROPRIEDADES AGROECOLÓGICAS

 

Professores e alunos serão levados à duas propriedades rurais que fazem agricultura de forma orgânica.

 

 

FEIRA ADOÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS

 

Ocorrerá na esquina democrática no dia 07 à tarde, onde as pessoas poderão ter mais informações sobre o crime de abandono de animais e também poderão realizar sua boa ação e adotar um cão que foi abandonado por algum cidadão inconsciente, resgatado em situação periclitante pela ONG Pró-Cão.

 

 

RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO E OFICINA DE SABÃO

 

Para quem tiver interesse, o óleo usado deve ser levado até a UFFS, do dia 05 ao dia 08, para que seja realizada a oficina de confecção de sabão no dia 09 de junho. A oficina será aberta ao público, no horário das 9h na UFFS- RS 135.

 

 

 

FEIRA DE ORGÂNICOS NO PARQUE LONGINES COM BANCA DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

 

Todos os sábados a Feira de Orgânicos ocorre no Parque Longines pela parte da manhã. No dia 10 de junho, além da Feira habitual, teremos uma banca com todos os produtos processados orgânicos que podem ser feitos e encontrados no mercado.

 

 

PAINEL INTERATIVO SOBRE O BIOMA MATA ATLÂNTICA

 

Será realizado no saguão da Prefeitura Municipal, onde serão expostas fotos e quebra-cabeça sobre o Bioma Mata Atlântica.

 

 

CHÁ SOLIDÁRIO COM PLANTAS AROMÁTICAS

 

Será realizado no Lar do Idoso no dia 07 pela manhã, onde serão explicados os poderes medicinais das plantas aromáticas (fitoterapia).

 

 

PALESTRA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES

 

Será realizada uma conversa com a Associação do Idoso Erechinense -AIE sobre a fitoterapia, ou seja, o poder e o uso de plantas no combate às doenças.