Prefeitura Municipal de Erechim - CIDADANIA: Relatório da Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti nos CRAS de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11436/cidadania-relatrio-da-campanha-contra-o-mosquito-aedes-aegypti-nos-cras-de-erechim

28/03/2017

CIDADANIA: Relatório da Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti nos CRAS de Erechim

Na semana dos dias 20 a 24 de março de 2017, no Município de Erechim-RS, foi realizada campanha de combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypti. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Cidadania, juntamente com os CRAS do Município, os quais desenvolveram atividades com os moradores dos bairros de sua abrangência, contando com a colaboração da Secretaria de Saúde.

No CRAS I, sobre a coordenação da pedagoga social Elizabete Mazurkevicz foi feita a distribuição de panfletos à população,  orientando sobre as doenças que o mosquito pode ocasionar, bem como os sintomas gerais apresentados.  Os usuários também foram informados como devem proceder para a eliminação dos criadouros do mosquito.

No CRAS II foi realizada a Campanha em parceria com a UBS São Vicente de Paula. O trabalho foi desenvolvido  no pavilhão de reciclagem “Reciclando pela Vida“, tendo na ocasião a enfermeira Tais Bordin alertado o grupo quanto aos cuidados que devemos ter no que diz respeito a eliminação de criadouros do mosquito, as doenças transmitidas por este assim como, os sintomas da doença. Na oportunidade a Coordenadora e Assistente Social Lígia Paula Gonçalves  também acordou com este Grupo  as atividades que serão realizadas mensalmente no pavilhão em caráter preventivo e protetivo uma vez que este é um dos eixos principais do trabalho.

No Cras III, a Coordenadora Psicóloga Ana Paula Helfenstein e sua equipe contou com a participação de profissionais da área da Assistência Social e da Saúde (UBS Presidente Vargas, Aldo Arioli, São Cristóvão, Capoerê e Paiol Grande)  tendo a enfermeira do Posto de Saúde do Presidente Vargas, Sra. Leila Hofmann repassado informações quanto às prevenções que a população pode tomar no que tange ao mosquito e as doenças que o mesmo pode transmitir. Na oportunidade, também contou-se com a brilhante explanação da profissional Valdete J. Klein do CAPA (Centro de Apoio e Promoção Agroecológica) sobre o efeito repelente natural de algumas plantas e de como confeccionar repelente natural no ambiente doméstico.