Prefeitura Municipal de Erechim - Dia da Mulher 2017: Encontro da Mulher Rural Erechinense teve meditação e show com Os Reis das Rodas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11401/dia-da-mulher-2017--encontro-da-mulher-rural-erechinense-teve-meditao-e-show-com-os-reis-das-rodas

06/03/2017

Dia da Mulher 2017: Encontro da Mulher Rural Erechinense teve meditação e show com Os Reis das Rodas

 

Mais de 400 mulheres participaram do 22o Encontro da Mulher Rural Erechinense, realizado domingo (5), durante o dia, na sede social da Comunidade do Bairro Demoliner. A organização foi do Escritório Municipal da Emater/Ascar-RS; promoção da Prefeitura Municipal de Erechim – através da Secretaria Municipal da Cidadania, Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar; Associação das Mulheres Rurais de Erechim; Comunidade do Bairro Demoliner; com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, URI, e comércio de Erechim. Autoridades municipais prestigiaram o evento alusivo a data Internacional da Mulher, comemorada anualmente, no dia 8 de março. Essa data foi consagrada pelas Nações Unidas, em 1976, num reconhecimento às operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, que fizeram greve por melhores condições de trabalho, sendo reprimidas com violência, trancadas no interior da fábrica, que acabou sendo incendiada, provocando a morte 130 delas.

 

A promoção antecipada para domingo (5), foi prestigiada, e marcaram presença: prefeito Luiz Schmidt e primeira-dama Rosmari Schmidt; vereador Alessandro Dal Zotto – presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal; secretária de Cidadania, Linir Zanella; representante da Associação das Mulheres Rurais de Erechim, Claudete Cordova; chefe do Escritório Municipal da Emater/Ascar-RS em Erechim, Walmor Gasperin; represente da diretoria da Comunidade do Bairro Demoliner Neuro Dassi; vereadoras: Eni Scandolara, Sandra Regina Picoli Ostrovski e Clarice de Moraes; Marcio Pavoni, Lucas Farina, Alderi Oldra, Flávio Barcelos; representante da Cresol, Amauri Picoli; representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Natival Freitas Júnior; coordenador do Centro de Treinamento da Emater/Ascar-RS, Jorge Silvano Silveira; representante da Cooperfamília, Juraci Zambon; coordenador da Sutraf Regional, Douglas Cenci; coordenador da Sutraf Municipal, Adilson Szady.

 

A homenagens para as mulheres rurais de Erechim teve início às 9h30min com os pronunciamentos das autoridades, começando por Neuro Dassi – da Comunidade do Bairro Demoliner -, Claudete Cordova – presidente da AMRE, Nádia Rosa da pela Emater/Ascar-RS, ressaltando a mulher está em todas as atividades rurais e faz um apelo para as integrantes da associação continuar unidas. Também se manifestaram: o chefe do Escritório Municipal da Emater/Ascar-RS, Walmor Gasparin, e o presidente do Legislativo de Erechim, vereador Alessandro Dal Zotto, e o prefeito Luiz Francisco Schmidt, que na sua avaliação é necessário que os homens peçam perdão as mulheres pelo menosprezo histórico com relação a importância da mulher no meio onde ela vive, na família e na sociedade, atribuindo a elas uma posição secundária, quando são elas que assumem sozinhas uma parte significativa as obrigações sociais. “São as mulheres que assumem a responsabilidade de carregar os filhos quando o casamento se dissolve”, destacou. Por todas essas situações o prefeito entende que está na hora de pedir perdão a elas. Ele cumprimentou as homenageadas na data internacional e prometeu estar mais vezes em eventos como aquele, que elevam o papel da mulher e fortalecem o sentimento de justiça para alguém que realmente merece, finalizou.

 

Painel com as vereadoras Eni Scandolara, Sandra Picoli, e a representante da Cooperfamília, Juraci Zambon, tratou da motivação no dia, no ano, na vida e não desistir das lutas em defesa de valorização e respeito as mulheres da cidade e do interior, especialmente na questão do tempo para a aposentadoria, assunto do momento e de grande relevância para no futuro próximo das brasileiras e dos brasileiros.

 

 

A manhã encerrou com uma apresentação inédita dos Reis das Rocas, grupo de patinação consagrado em Erechim. Foi um espetáculo fantástico para a maioria das participantes do evento; algo local de grande impacto visual e emocional. Os patinadores foram aplaudidos como astros que são de um esporte que é também um espetáculo, carregado de tempo e renovação permanente pelo professor Adelmo Ronsoni, colaboradores e apoiadores. Ver Os Reis das Rodas – com um elenco reduzido para se adaptar ao espaço – foi um presente que as mulheres do meio rural não esquecerão jamais. Às atividades continuaram no período da tarde, depois de servido um lanche especial de almoço. O Dia da Mulher Rural em Erechim foi de meditação, alerta, reconhecimento, e diversão.