Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Vida e Saúde encerra atividades do semestre
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11252/projeto-vida-e-sade-encerra-atividades-do-semestre

18/11/2016

Projeto Vida e Saúde encerra atividades do semestre

Projeto Vida e Saúde encerra atividades do semestre
Projeto Vida e Saúde encerra atividades do semestre

O Projeto Vida e Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde realizou atividade de encerramento do semestre com os integrantes do Programa Vida e Saúde do Grupo Aeroporto. A atividade também contou com a presença do Coral Renascer do Caps II, sob a coordenação da Assistente Social, Claúdia Paiva. Foi elaborado também um livro com receitas das participantes do grupo que foi distribuído para todos com degustação dos pratos.
O Programa realizado no Grupo Aeroporto conta com a colaboração do médico Paulo Roberto Coffi, enfermeira Nilse Fontana, técnica de enfermagem Deisemer Terra e as agentes de saúde Sirlei Fochi e Soiane Baroni.
A nutricionista Cleusa de Vargas reforçou os objetivos a serem alcançados para o primeiro semestre de 2017. “O Projeto Vida e Saúde é desenvolvido desde o ano de 2007 na rede básica de saúde do município, e tem por objetivo auxiliar no controle de peso de pacientes com obesidade, promovendo mudança de hábitos alimentares e adoção de estilos saudáveis de vida”, explica a nutricionista.
Cleusa, ainda reforça que as mudanças de estilo de vida adotadas no último século trouxeram significativas alterações nas causas de adoecimento da população. “Nas últimas décadas observa-se claramente o aumento da frequência das chamadas doenças crônicas, como pressão alta, diabetes, doenças do coração e diversos tipos de câncer. Essas doenças estão fortemente associadas a hábitos de vida não saudáveis, como o fumo e o álcool, mas fundamentalmente a alimentação inadequada – com a ingesta excessiva de carboidratos, açúcares e gorduras – e a redução da prática de atividades físicas”, pontua.
No entanto, segundo afirma a nutricionista Cleusa de Vargas, para que o tratamento da obesidade tenha sucesso faz-se necessário uma série de considerações. “Não podemos esquecer que na base dessa doença encontram-se profundamente enraizados estilos de vida inadequados, que se perpetuam por anos, provavelmente desde a infância, e que mais do que traçar um plano terapêutico para o paciente é fundamental que este paciente (e sua família) encontre-se motivado a aderir ao tratamento. Cada indivíduo deve ser avaliado integralmente – levando-se em consideração sua idade, doenças associadas e condições socioculturais e econômicas”, declara.
Dados inéditos do Ministério da Saúde revelam que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. A pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que 52.5% da população (acima de 18 anos) está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%. As doenças crônicas respondem por 72% dos óbitos no país. No âmbito do setor saúde, cabe ao SUS realizar a vigilância alimentar e nutricional, realizar ações de promoção da saúde, como promoção da alimentação adequada e saudável e atividade física, garantir atenção integral à saúde dos indivíduos com sobrepeso e obesidade e atuar no controle e regulação da qualidade dos alimentos.
Com a convicção de que a obesidade é um importante problema de saúde pública, e que as equipes da rede básica de saúde encontram-se preparadas e engajadas é que desenvolvemos esse programa que é realizado quinzenalmente na Secretária de Saúde das 8h30 às 9h30. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e é coordenado pela nutricionista Cleusa de Vargas e pela psicóloga Janete Lazzari, com a colaboração dos demais profissionais das UBS, CAPS II e Secretaria de Saúde.