Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Acolher atende mais de 100 gestantes todos os meses
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11177/programa-acolher-atende-mais-de-100-gestantes-todos-os-meses

30/06/2016

Programa Acolher atende mais de 100 gestantes todos os meses

Trabalho é realizado pela Prefeitura de Erechim desde 2009

Programa Acolher atende mais de 100 gestantes todos os meses
Programa Acolher atende mais de 100 gestantes todos os meses

Trabalho é realizado pela Prefeitura de Erechim desde 2009

O Programa Acolher “Construindo Cidadãos” desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama desde 2009 atende mensalmente mais de 100 gestantes. O trabalho de acompanhamento tem o objetivo de repassar conhecimento e informações quanto ao momento que estão vivenciando, abrindo espaço para que as mães possam refletir tanto em relação as mudanças físicas quanto emocionais.

Os bebês, tanto da rede pública, quanto da rede privada, são recepcionados pela equipe do gabinete, onde recebem o certificado de cidadão Erechinense, o vale muda de árvore (que os pais retiram junto as UBSs de seu bairro), o Kit Semeando Sorrisos (Higiene bucal para os pais e para o bebê), o kit de 1º banho, a pastinha para guardar os documentos do bebê e o Kit Enxoval para as gestantes que participaram de no mínimo cinco reuniões realizadas nos postos de Saúde de cada bairro.

É também nesse momento que lhes são repassados mais algumas informações em relação aos primeiros cuidados com o bebê como questões práticas para o desenvolvimento da criança, incluindo principalmente a responsabilidade da família nesse processo.

Caso dos quadrigêmeos

Um acompanhamento especial está sendo realizado com os quadrigêmeos.  O trabalho com a família iniciou na gestação dos bebês e será feito até as crianças completarem quatro anos de idade. Segundo a coordenadora, Rosa Bernardi, o objetivo é levar informações de saúde e ajuda psicológica aos bebês e aos pais Daniela Araújo de Oliveira e Renato Valdir de Paula.

“Desde que ficamos sabendo da gestação já procuramos está família para levar apoio. Já doamos roupas, fraldas, cobertas e com ajuda da Secretaria Municipal de Obras e Habitação, conseguimos materiais de construção para ampliar a casa da Daniele e do Renato. Nosso trabalho não vai parar por aqui. Estaremos acompanhando o crescimento dos bebês e orientando o casal”.

Daniela relata que espera receber alta hospitalar nesta sexta-feira (1). Ela está internada há 80 dias. “Estamos ansiosos para ir para casa mesmo sabendo que aqui nossos filhos tem toda a atenção. Ficamos muito felizes com o trabalho desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama e estamos agradecidos”, declara a mãe.