Prefeitura Municipal de Erechim - Sistema de gerenciamento de transporte de Erechim é referência no Estado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11133/sistema-de-gerenciamento-de-transporte-de-erechim--referncia-no-estado

17/06/2016

Sistema de gerenciamento de transporte de Erechim é referência no Estado

Municípios visitam a Secretaria de Educação para conhecerem o trabalho

Sistema de gerenciamento de transporte de Erechim é referência no Estado

Municípios visitam a Secretaria de Educação para conhecerem o trabalho

O Sistema de Gerenciamento de Transporte implantado pela Prefeitura de Erechim é referência para vários municípios gaúchos. O trabalho realizado aqui permite a Secretaria de Educação monitorar a frequência escolar dos estudantes e o serviço prestado pelas empresas que realizam o transporte dos alunos. Nesta semana, técnicas de transporte de Santana do Livramento, município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, visitaram o município para conhecer o projeto. Outras cidades gaúchas já agendaram visitas para julho.

A coordenadora de Transporte Escolar, Priscila Castro e a Assessora Técnica, Maria Dias, visitaram Erechim com a finalidade de conhecer a estrutura do transporte escolar, a funcionalidade geral do setor e o andamento dos processos licitatórios envolvendo o serviço.

“Quando o assunto é Educação Erechim é um exemplo para outras cidades. Ficamos impressionadas com o monitoramento e rastreamento da frota que é realizado aqui. Queremos implantar um sistema semelhante em Santana do Livramento”, explica a servidora pública. 

O que é o Gerenciamento de Transporte

Implantado em janeiro de 2016, o Sistema de Gerenciamento de Transporte, contratado através de processo licitatório, possibilita principalmente o acompanhamento da quilometragem diária efetuada pelos veículos e velocidade que circulam na hora de transportar as crianças.

“Através desse sistema a Divisão de Transportes da secretaria pode controlar os pontos de paradas e a hora de embarque e desembarque dos estudantes. Possibilita uma fiscalização eficaz dos roteiros, por manter atualizados os cadastros de estudantes e o itinerário que a empresa realiza diariamente”, explica o coordenador da Divisão de Transportes, Acácio Mentz.

Permite além de uma fiscalização eficaz dos contratos, a segurança em dados para as prestações de contas com os valores aplicados nesse serviço. O sistema possibilita através de telemetria, o acompanhamento de quilômetros realizados diariamente, velocidade, pontos de paradas, e hora de embarque e desembarque de estudantes.

Vale destacar que hoje a velocidade recomendada para os veículos que fazem o transporte escolar no município respeita o Código de Trânsito Brasileiro.  Atualmente em Erechim 705 estudantes utilizam diariamente os transportes escolar disponibilizados na área rural. Destes 146 são estudantes do Ensino Médio, 449 do Ensino Fundamental, 76 Educação infantil e 34 Ensino Superior.

Diariamente são transportados 74 estudantes da Educação Inclusiva, e disponibilizados vales transportes à 854 estudantes totalizando 25 mil 620 vales. 15 empresas estão contratadas para realizar 24 Itinerários na área rural e 3 área urbana.