Prefeitura Municipal de Erechim - Após audiência pública, UPA Erechim inicia atendimento nesta quinta-feira (10)
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10771/aps-audincia-pblica-upa-erechim-inicia-atendimento-nesta-quinta-feira-10

08/03/2016

Após audiência pública, UPA Erechim inicia atendimento nesta quinta-feira (10)

Encaminhamento para abertura foi definido em audiência pública, que teve casa lotada, na sexta-feira (4). Poder executivo realizará ato de entrega e visitação da estrutura na quarta-feira (9), às 14h

Encaminhamento para abertura foi definido em audiência pública, que teve casa lotada, na sexta-feira (4). Poder executivo realizará ato de entrega e visitação da estrutura na quarta-feira (9), às 14h


A partir das 7h30min. desta quinta-feira (10) o cuidado com a saúde do cidadão erechinense ganhará um reforço importante: a UPA Erechim.

A estrutura abrirá suas portas para realizar o atendimento intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e o pronto socorro da Fundação Hospitalar Santa Terezinha – naquilo que tecnicamente é chamado de atenção secundária.

O funcionamento do serviço foi detalhado pelo executivo municipal em audiência pública realizada na noite de sexta-feira (4), no plenário da Câmara de Vereadores, que ficou lotado. Com a presença do prefeito Paulo Polis, vice-prefeita Ana Oliveira, promotor federal Carlos Eduardo Cruz, promotor de justiça do RS, Daniel Fernandes, além de secretários, vereadores, representantes do governo do RS, servidores públicos, entidades de classe, sindicatos, imprensa e comunidade em geral, foram respondidos diversos questionamentos e esclarecidos os procedimentos que nortearão a sistemática de atendimento/funciomamento da UPA.

16 UPAS fechadas no RS

Inicialmente, a UPA de Erechim atenderá 12h (das 7h30min às 19h30min) de segunda a sexta-feira e será mantida com recursos vindos apenas do caixa da prefeitura de Erechim. A medida visa garantir a pronta entrada em funcionamento da unidade que já está concluída, mas segue fechada pela ausência da garantia de repasses para seu custeio por parte dos entres federais e estaduais. No Rio Grande do Sul, há 16 UPAs nesta situação (concluídas, mas fechadas), segundo a FAMURS.
“Com a dificuldade do repasse para o custeio por parte da União e do Estado, a solução encontrada  – a partir de discussão já em andamento com o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual – foi de abrirmos a UPA conforme nossas pernas e de forma responsável. Afinal, num momento em que todos clamam por mais saúde, não seria razoável manter uma estrutura como aquela de portas fechadas”, reforçou o prefeito Polis durante a audiência.  

TAC com Ministério Público e Procuradoria Federal

Também durante a audiência pública ficou definido a elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Erechim, Ministério Público Estadual e Procuradoria Federal da União. Para o procurador federal da República, Carlos Eduardo Raddatz Cruz, a Prefeitura de Erechim acerta em trazer essa proposta para que a UPA seja colocada em funcionamento e passe a atender a comunidade local.

O promotor federal lembrou que Erechim não desistiu do processo, destacando que há muitos exemplos de UPAs que abriram e fecharam suas portas por falta de repasse, além de outras que simplesmente estão fechadas.

Para ele, é preciso reconhecer que o município de Erechim está trazendo uma solução para a UPA.

Por fim, ficou acordado que o governo municipal, a partir do momento em que União e Estado assumam o compromisso e a regulartização nos repasses, trabalhe para que a UPA torne-se um serviço 24 horas, atendendo a portaria para a qual a mesma foi construída.

Nesta terça-feira (8), uma coletiva de imprensa será realizada na UPA para que a imprensa também possa tirar suas dúvidas a respeito do funcionamento da Unidade.

Outros serviços

Além da UPA, o espaço abrigará a UBS do Centro (que deixará de pagar R$ 6 mil em aluguel), o Centro de Referência da Mulher, e um Ambulatório de Feridas Crônicas.

Entenda o que é atenção básica, secundária e terciária de saúde

ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE – Atendimento primário/UBS
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange:
Promoção e a proteção da saúde;
Prevenção de agravos;
Diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde a população pode receber atendimentos básicos e gratuitos com foco na prevenção de doenças.
O município de Erechim conta com atendimentos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, coleta de material para preventivo de câncer de colo uterino solicitação de mamografias, tratamento e profilaxia na odontologia, fornecimento de medicação básica e encaminhamentos para especialidades quanto necessário.


ATENÇÃO SECUNDÁRIA/Intermediário – UPA ERECHIM
A atenção secundária é formada pelos serviços de nível ambulatorial e pré-hospitalar, realizando  atendimentos intermediários entre a atenção primária (unidades básicas de saúde) e a terciária (hospitalar).
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de ERECHIM conta com uma grande estrutura física que atenderá pacientes oriundos das unidades básicas de saúde, naquelas situações de complexidade intermediária entre as UBSs e as portas de urgência hospitalares
Em conjunto com os postos de saúde e com a FHSTE irá compor uma rede organizada dando retaguarda para as demandas reprimidas nas unidades de saúde, aliviando o fluxo do pronto socorro. A UPA, assim, resolverá demandas reprimidas na atenção básica, e aliviará o PS da FHSTE, resolvendo questões que não são de urgência.
Um dos primeiros impactos, se projeta, é a redução das filas no prontos-socorro da FHSTE.
A UPA ERECHIM oferecerá estrutura simplificada, com um clínico geral prestando atendimento às questões agudas, como sutura, medicamento endo venoso, soroterapia nos casos de desidratações, nebulizações, lavagem de ouvido, curativos, eletrocardiograma, exame laboratorial e entrega de medicamento básico.
A UPA Erechim terá, inicialmente, 8 leitos de observação para pacientes que não precisam de uma internação hospitalar.
Vale salientar que hoje o hospital santa Terezinha suporta sozinho todos os pacientes que não conseguem uma consulta de atenção básica. Com a UPA, o município irá dobrar o numero de profissionais prestando pronto atentimento nas 12 horas do dia.
A UPA terá, ainda, uma equipe de enfermagem realizando todos as atividades inerentes à categoria.
Atendimentos de urgência a gestantes, traumas, engasgamentos, ferimentos por arma de fogo arma branca, hemorragias, cardiopatias, questões neurológicas, urologia, fraturas, continuam sendo atendidas no pronto socorro da FHSTE, nos mesmos moldes.

ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA – Hospital Santa Terezinha
* Uma situação de urgência é quando existe a necessidade de um atendimento com rapidez, na proporção da gravidade, mas sem risco iminente à saúde.
Urgência:
- Afogamento;
- Crise convulsiva;
- Fraturas;
- Acidente Vascular Encefálico (AVE);
- Sincope;
- Acidente por arma de fogo;
- Acidente por arma branca;
- Choque elétrico;
- Crise hipertensiva;
- Gestante com sangramento, dores e/ou perda de líquidos;
- Queimaduras extensas.

Emergência
* Já a emergência é toda situação que envolve riscos de morte, como:
- Infarto; - Paradas cardiorrespiratórias; - Hemorragias;
- Engasgo; - Vítima inconsciente;
- Gestante com qualquer situação de trauma.
* Todos estes atendimentos seguirão sendo prestados APENAS pela FHSTE.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Erechim