Prefeitura Municipal de Erechim - Abertura da Colheita da Uva dá início a programação da XV Festa Di Bacco
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10609/abertura-da-colheita-da-uva-d-incio-a-programao-da-xv-festa-di-bacco

15/01/2016

Abertura da Colheita da Uva dá início a programação da XV Festa Di Bacco

Evento foi realizado na propriedade do Sr. Pedro Szady, na linha Batistella, em Barão de Cotegipe, firmando a parceria que existe entre os municípios da região

Evento foi realizado na propriedade do Sr. Pedro Szady, na linha Batistella, em Barão de Cotegipe, firmando a parceria que existe entre os municípios da região

    Destacando a importância da agricultura para o crescimento dos municípios, foi realizado nessa quarta-feira (13), na propriedade de Pedro Szady, que fica na linha Batistella em Barão de Cotegipe, com a presença de diversas autoridades, a cerimônia de abertura da colheita da uva. O evento marca, também, o início da programação da XV Festa Di Bacco.
    A apresentação de algumas danças típicas italianas realizadas pelo grupo Avanti, deu início a programação da tarde, logo após as autoridades convidadas ressaltaram a importância da parceria entre os municípios para garantir, cada vez mais, resultados positivos à Festa.
    A rainha da XV Festa Di Bacco, Andréa Cichet, agradeceu a presença de todos e destacou o crescimento da feira. “Fazer parte desta festa é um orgulho enorme, afinal todos nós temos um pouco da agricultura em nós, e ver o emprenho dos agricultores, que apesar de tantas dificuldades, estão sempre trabalhando para garantir os bons resultados e o melhor produto para oferecer aos consumidores, nos faz sentir um grande orgulho. E certamente só temos a agradecer, e dizer que todos os nossos esforços serão para garantir o sucesso da Festa Di Bacco”, citou.
    Após a fala da rainha, a família Szady, foi convidada para contar sua história, os proprietários Pedro e Alice, acompanhados dos filhos, ressaltaram o orgulho de receber em sua propriedade, a abertura da Colheita da Uva, “sempre acompanhamos e participamos da Festa Di Bacco, então receber a todos em nossa casa, é o melhor reconhecimento pelo nosso trabalho”, contou a filha do casal, Lisandra.
    O coordenador cultural da festa, Charles Oldoni, falou sobre o orgulho de cultivar a história. “Quando começamos os desfiles Di Bacco, as pessoas nos olham e perguntavam 'o que é isso?', mas hoje, já podemos colher os frutos do nosso trabalho, no último desfile, mil pessoas participaram, e cerca de 20 mil assistiram. Isso mostra que cultivar a história é motivo de orgulho sim”, concluiu.
    O gerente Regional da Emater, Gilberto Tonello, e o Coordenador Regional do Sutraf, Douglas Cenci, destacaram a importância do apoio dado à Festa Di Bacco, e aos próprios agricultores. Uma vez que o desenvolvimento das cidades, tem como seu pilar principal a agricultura.
    Também estavam presentes no evento o prefeito de Barão de Cotegipe, Fernando Balbinot, e o secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, Anacleto Zanella, que, na ocasião, estava representando o prefeito, Paulo Polis. Ambos falaram sobre as raízes que todos possuem na agricultura, e também ressaltaram a importância dessa união entre os municípios. “Uma festa que começou pequena, hoje já liga todos os municípios do Alto Uruguai, e por isso crescemos, por isso temos resultados positivos”, finalizou Anacleto.
    Após os pronunciamentos, todos os presentes se dirigiram até o parreiral, para o corte simbólico da uva, e dar início a Colheita da Uva 2016, que recebeu a benção do Padre Valter Girelli.

Programação da XV Festa Di Bacco


- No dia 17 de janeiro o inicia a comercialização de uvas e produtos coloniais no Seminário Nossa Senhora de Fátima, das 14h ás 19h, sempre nas quartas-feiras e nos domingos.

- Nos dias 22,23 e 24 de janeiro se realiza a Festa Di Bacco Regional.

- No dia 22 tem jantar típico italiano ás 20h com a participação do Grupo Canto Buona Gente de Mariano Moro e Grupo Avanti.

- Dia 23 e 24 – comercialização de produtos dando ênfase para o resgate cultural com apresentações de canto, dança, jogo da mora, concurso de vinha em metro, oficinas culturais com corrida de carriola, bocha, chinquilho, artesanato.

- No dia 7 de fevereiro – Festa de São Brás, com missa campal, chegada dos cavalarianos, grupos de motos, musical Rota Norte e Grupo Avanti.

- Também serão realizados passeios turísticos todas as quintas-feiras e sábados com café colonial.