Prefeitura Municipal de Erechim - Município continua trabalhando no combate a Dengue
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1055/municpio-continua-trabalhando-no-combate-a-dengue

10/10/2007

Município continua trabalhando no combate a Dengue

Município continua trabalhando no combate a Dengue

Município continua trabalhando no combate a Dengue
Município continua trabalhando no combate a Dengue
    A Vigilância Sanitária de Erechim alerta a comunidade que com o aumento da temperatura aumenta também a proliferação de mosquitos comuns no município. Por isso é preciso atenção redobrada da população para evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, que causa a Dengue, pois ele se cria nas mesmas condições do pernilongo, comum na nossa região.
    A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação.
    A dica é manter recipientes, como caixas d’água, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, bandejas, urnas de cemitério, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
    Dando continuidade às ações de combate a dengue em Erechim, os agentes e equipes da prefeitura municipal estão inspecionando todos os bairros da cidade ao mesmo tempo. Na última semana foram realizadas 3.848 inspeções em imóveis, recolhidos 4.800 quilos de entulhos que acumulam água, e coletados seis tubitos com larvas de mosquito para análise em laboratório.