Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Vida e Saúde - Educação nutricional no CAPS II
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10486/projeto-vida-e-sade---educao-nutricional-no-caps-ii

04/12/2015

Projeto Vida e Saúde - Educação nutricional no CAPS II

Projeto Vida e Saúde - Educação nutricional no CAPS II

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, desenvolve o Projeto Vida e Saúde, que é coordenado pela nutricionista Cleusa de Vargas. As ações, integram as atividades desenvolvidas no Centro de Apoio Psicossocial II (CAPS II. Conforme explica a nutricionista, o projeto tem como foco a realização de avaliação nutricional, orientações sobre alimentação e atividades de educação nutricional.
“Destacamos a atividade, realizada no final de novembro, com os pacientes que frequentam o grupo do Projeto Vida e Saúde. Idealizado pela estagiária de nutrição Dayanne Carla De Bastiani, estudante da Universidade Federal de Santa Maria, a educação nutricional teve como objetivo ensinar aos pacientes como a alimentação pode influenciar nos episódios de ansiedade e insônia, sintomas que abrangem a maioria dos pacientes do CAPS II”, destaca Cleusa.

Atividade lúdica
Para a prática, foi executada a tradicional brincadeira dança das cadeiras, focada em alimentos e atitudes que possam auxiliar ou prejudicar os sintomas. Conforme explica a nutricionista da Secretaria de Saúde, foi apresentado aos pacientes diversas imagens representando as atitudes e os alimentos relacionados a ansiedade e a insônia e explicado a eles como cada imagem poderia influenciar suas rotinas.
“Após, as cadeiras foram colocadas em círculos, sendo que em cada cadeira foi colocado uma imagem. Para que a cada rodada uma pessoa saísse da roda, em uma cadeira estava uma imagem que poderia prejudicar os sintomas apresentados. Quando a música parava eles tinham que sentar, mas evitando sentar naquela cadeira onde havia a imagem que não era boa para os sintomas expostos”, afirma Cleusa.
Quem sentasse nessa imagem, falaria sobre ela, como era sua relação com essa imagem e como tentava driblar essa situação. Após relatar sua experiência, a estagiária dava ao paciente sugestões para melhorar e contornar as situações apresentadas.