Prefeitura Municipal de Erechim - Horto florestal recebe melhorias
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10198/horto-florestal-recebe-melhorias

18/09/2015

Horto florestal recebe melhorias

Prefeito e secretário de Meio Ambiente visitam local que está sendo reestruturado

 

            O prefeito Paulo Polis e o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi estiveram nesta sexta-feira (18) visitando as obras do horto florestal do município. No local, novas estufas e um pavilhão estão sendo construídos. A sede será reformada para redirecionar a produção de plantas conforme o Plano de Arborização Urbana do município e as demandas paisagísticas, além de relocar todo o setor de produção para área melhor localizada geograficamente e climaticamente, facilitando a logística da produção.

            Para o prefeito, a reforma chega para qualificar ainda mais o trabalho dos servidores que se dedicam a função do plantio e cuidado com as diferentes espécies de plantas que o horto oferece. “Temos uma reserva ecológica de 72 hectares que precisam ser preservados e nada mais justo do que oferecer condições de trabalho adequado a quem trabalha para deixar a nossa cidade mais bela”, disse.

            Após um treinamento efetuado com a Diretoria de Planejamento Ambiental e a equipe do Horto, ministrada pelo Engenheiro Florestal e viveirista Vitor Carlos Poltronieri no mês de janeiro de 2014, chegou-se à conclusão de que seria muito pertinente neste momento redirecionar a produção e melhorar as estruturas antigas e defasadas existentes, que há muito aguardam mudanças. É para a área a leste do horto que vai se levar toda a estrutura de produção dos viveiros e estufas, abandonando a parte úmida do Horto, deixando-a se reestabelecer como floresta.

 

Novas estruturas

            O pavilhão novo tem 400m² e será utilizado para almoxarifado, área de produção e alojamento para máquinas e equipamentos, com todos os cuidados de ergonomia para o trabalhador. Também pretende-se fazer uma pequena reforma na sede administrativa, de forma a reparar tábuas danificadas, fazer pintura geral da instalação e montar uma estrutura mínima de visitação que inclui um escritório, banheiro, sala de aula e dormitório para eventuais acampamentos por parte de pesquisadores.

            A estufa irá abrigar a produção de árvores nativas e plantas ornamentais, próximas ao pavilhão novo, afim de otimizar a produção e evitar perdas de plantas. Uma estufa será para abrigar a fase de germinação e a outra para abrigar as demais fases vegetativas dos vegetais.

 

            Conforme o secretário Mario Rossi, a secretaria prioriza o plantio de espécies nativas, sendo assim, será possível às pessoas em geral conhecerem sobre a flora do sul do Brasil e resgatar espécies ameaçadas de extinção. Ainda segundo ele, “com uma estrutura moderna e de acordo com a demanda da cidade, produzindo o que é necessário sem desperdícios, haverá enormes ganhos para a sociedade com economia de recursos públicos. Serão produzidas mudas de qualidade, resistentes, de tamanho compatível, colocando em prática o Plano Diretor de Arborização Urbana existente”.