Prefeitura Municipal de Erechim - Neste mês segunda etapa de vacinação contra HPV
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10197/neste-ms-segunda-etapa-de-vacinao-contra-hpv

18/09/2015

Neste mês segunda etapa de vacinação contra HPV

Secretaria Municipal de Saúde tem por meta vacinar 80% do público alvo, que são meninas de 9 anos até 13 anos

Neste mês segunda etapa de vacinação contra HPV

Secretaria Municipal de Saúde tem por meta vacinar 80% do público alvo, que são meninas de 9 anos até 13 anos

Desde o início de setembro de 2015 a Secretaria de Saúde de Erechim dá continuidade à vacinação contra o papilomavírus humano subtipos 6, 11,16 e 18, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.
Segundo o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., atualmente este agravo representa a 3ª causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. “O esquema vacinal é feito em 3 doses, sendo: 1ª dose, 6 meses após: 2ª dose e 5 anos após: 3ª dose, preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações. Para esta 2ª dose é necessário que todos os esforços sejam empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da 3ª dose. Lembramos que devem ser vacinadas meninas de 9 anos até 13 anos 11 meses e 29 dias”, frisa o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde tem por meta vacinar 80% das meninas nesta faixa etária. “Reforçamos que é imprescindível que os pais levam suas filhas até a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, portando a carteira de vacinação das meninas, pois este é o documento onde está registrada a 1ª dose já aplicada, será registrada a 2ª dose e também agendada a 3ª dose”, conclui o secretário.

Saiba mais
Outro aspecto relevante a ser esclarecido é que a vacina HPV quadrivalente é segura e os eventos adversos pós-vacinação quando presentes são leves e autolimitados.
O HPV é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada, sendo que a principal forma de transmissão é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.  Vários estudos demonstram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos. Além disso, é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV .
Os tipos de HPV de alto risco oncogênicos são detectados em 99% dos cânceres cervicais sendo os mais comuns os HPVs 16 e 18, que em conjunto, são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, contudo o HPV 16 sozinho é a causa de aproximadamente 50% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo. Sendo que HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das verrugas anogenitais. No Brasil, o perfil de prevalência de HPV é semelhante ao global, sendo 53,2% para HPV 16 e 15,8% para HPV 18.