Prefeitura Municipal de Erechim - Desfile de Sete de Setembro traz milhares de pessoas para a avenida
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10162/desfile-de-sete-de-setembro-traz-milhares-de-pessoas-para-a-avenida

09/09/2015

Desfile de Sete de Setembro traz milhares de pessoas para a avenida

Entidades desfilaram com o tema “História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim”

Entidades desfilaram com o tema “História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim”

Na manhã de segunda (7) o tradicional Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro foi realizado na avenida Maurício Cardoso em Erechim com a presença de milhares de pessoas prestigiando o evento. Ainda, a atividade contou com hasteamento, arreamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico.
Com saída da Praça Júlio de Castilhos e chegada na Praça da Bandeira, o desfile contou com a presença do prefeito Paulo Polis, da vice Ana Oliveira, do presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, capitão Maurício Paraboni Detoni, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Barp, o homenageado da Semana da Pátria 2015, professor Ernesto Cassol, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Pedro Wilson Pacheco, o delegado Regional de Polícia Civil, Gerson Fraga, demais autoridades militares, estudantis, civis, secretários de Governo, membros do Legislativo, imprensa e comunidade.

Tema da SEMANA DA PÁTRIA 2015
Vivemos em um país onde a diversidade étnica e cultural se destaca pela multiplicidade. Nessa dinâmica são muitos os legados que possuímos no Brasil e em Erechim, colaborando para nossa formação histórica e memória. Falar em memória é falar de identidade social, afinal somos seres históricos. E, é o acumulo dessas referências de outras épocas que forma a estrutura da sociedade em que estamos inseridos. Estas e outras referências constituem o patrimônio histórico e cultural. O patrimônio cultural de uma comunidade diz respeito a tudo aquilo que a identifica com aquele espaço. A ideia de patrimônio cultural agrega desde prédios, ruas, praças e monumentos que dizem das modificações e sobreposições da formação da dinâmica urbana de uma comunidade, até aspectos antropológicos que dizem da formação de um grupo humano como a língua, os ritos, as crenças e os costumes.
Nos últimos tempos, com o avanço tecnológico, a crise de paradigmas das ciências, o encurtamento das distâncias entre os países e culturas, temos buscado cada vez mais referências que nos ajudem a reconstruir o caminho que nos trouxe até aqui. Na atualidade tudo muda o tempo todo. O que é hoje amanhã não é mais. É desse processo de consciência da transitoriedade da sociedade que tomamos consciência da nossa efemeridade enquanto sujeitos históricos e então adquirimos a noção de continuidade e perpetuação. É daí que provém a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural e de políticas que contemplem essa necessidade. Nessa assertiva, elegemos como tema gerador para compor as diversas organizações e atividades da semana da Pátria de 2015 os temas: História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim.

O homenageado
Ernesto Cassol nasceu na Capela Nossa Senhora da Saúde, hoje interior de Marcelino Ramos, mas na época era Distrito do Município de José Bonifácio (hoje Erechim). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1965) e em História pela Universidade Federal do Paraná (1970), tem mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1973). Chegou a Erechim em 1971 a convite de Guilherme Barp. Atuou no Premem – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio na Escola Estadual Érico Veríssimo. Atualmente é professor pesquisador da URI Erechim, onde leciona há mais de 30 anos. Também é professor titular da Secretaria da Educação e Cultura e tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Mais fotos https://www.flickr.com/photos/pmerechim/sets/72157658354971121